Escolha uma Página

Como preparar café de qualidade com sabores únicos?

Como preparar café de qualidade com sabores únicos?
São pequenos detalhes na preparação do café que devem ser levados em consideração e tornam alguns deles bastante conhecido, com título de melhor café do mundo, seja a escolha de um bom pó, grãos selecionados, temperatura correta da água e a finalização até a xícara.

E tomar um café mal preparado pode acabar com o dia da pessoa, seja porque não foi coado de forma correta ou o sabor final realmente fica bem longe do que esperávamos.

Pois, além de aproveitar uma bebida deliciosa, você ainda se beneficia das substâncias antioxidantes presentes na cafeína, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, depressão, benefícios para atividades físicas e até diabetes tipo 2.

Mas como preparar café de qualidade e sentir todos os sabores da bebida em uma única xícara?

Dicas para preparar café de qualidade

Para que o seu café seja perfeito e igual das grandes cafeterias, separamos algumas dicas importantes que você pode fazer em casa:

Use água filtrada

Esse é uma dica importante para tornar o seu café especial. Tudo porque, a água de torneira, mesmo depois de aquecida, ainda pode conter pequenas partículas sólidas que podem mudar o sabor e aroma do seu café, e por isso, a melhor opção neste caso é preparar o café com água filtrada ou mineral de garrafa.

Grãos devem ser moídos na hora

Grãos moídos na hora do preparo proporciona um sabor diferenciado ao seu café. Isso porque o pó sofre influência do ar, da umidade, do calor e esse fatores são essenciais para que ele perca o sabor e qualidade necessárias para um bebida excelente.

Uma dica também é que, se sobrou grãos moídos, ou se você usa o pós já pronto, dê atenção a forma como ele é armazenado, para que o próximo preparo do café com qualidade não seja prejudicado.

Assim, conserve o pacote bem fechado em um pote plástico escuro para evitar contato com a luz, mantenha-o em local seco e fresco e dentro da geladeira.

Tome café puro

Um café de qualidade não precisa ser adoçado, isso porque tanto o açúcar como o adoçante servem apenas para mascarar o sabor e as propriedades da bebida.

Mas se você não consegue beber o café puro, deixe para adoçar somente na xícara. Isso porque, quando se prepara café já adoçado, há formação de uma película de caramelo em torno do recipiente que faz com que o café oxide e perca o sabor mais rapidamente.

Cuidado com a quantidade

Para preparar café expresso normal ou curto, é recomendado usar 50 ou 30 ml de água e 7 g de café.

Além disso, não deixe que a água do preparo do café chegue ao ponto de fervura.

Assim, uma dica especial é na hora da colocação, molhe primeiro as bordas do filtro e depois o centro sem auxílio de colher. Você vai notar que o preparo do café desta maneira resultará em uma bebida bem mais saborosa.

Outro detalhe, é que a qualidade de café consumida no dia a dia deve ser levada em consideração com o seu tipo de perfil como consumidor, onde algumas pessoas podem consumir mais a bebida durante o dia e outras mais no final da tarde.

Uso do filtro de papel

A maioria das pessoas usa o filtro do papel para preparar o café com qualidade, e ele é bem mais higiênico, desde que não seja reutilizado no preparo do café em outras ocasiões.

Mas se você gosta de coador de pano, sabia que ele costuma deixar o café mais encorpado, pelo fato de o tecido permitir que o líquido passe mais facilmente por suas paredes.

Se esta for sua escolha, muito cuidado com a conservação, sempre lavando-o depois do uso para não prejudicar o próximo preparo do café.

Consuma o café na hora

Para poder apreciar melhor todas as características do café, inclusive suas propriedades, o ideal é consumi-lo assim que ficar pronto. O café expresso, principalmente, perde seu sabor pouco tempo depois do preparo.

Já o coado dura um pouco mais se preservado em uma garrafa térmica, mas desde que seja consumido em até 1 hora.

Viu como preparar café com qualidade pode ser simples e vantajoso? Assim, siga todas essas dicas e tenha um resultado final excelente, seja naquele café da manhã como um cafezinho a tarde durante a pausa do trabalho.