Escolha uma Página
Como preparar café especial na cafeteira italiana Moka?

Como preparar café especial na cafeteira italiana Moka?

Preparar café especial na cafeteira italiana, conhecida também como Moka, vem conquistando cada vez mais os brasileiros, ainda mais para quem busca preparar um café gourmet mais concentrado e com sabores únicos.

E diferente da cafeteira comum, ou da forma tradicional de fazer café especial, preparar café gourmet na cafeteira italiana merece todo o cuidado necessário, para que o resultado final seja um aroma, e gosto do café mais encorpado com mais cafeína, realmente bem próximo do expresso

E quais as dicas para preparar um café especial de qualidade, aquele café quente, com gosto único, na cafeteira italiana Moka?

Prepare um café de qualidade com a cafeteira italiana

Sabe aquelas dicas especiais para fazer um café gostoso, igual ao café gourmet, com sabores únicos na cafeteira italiana Moka? Separamos elas para você:

1. A escolha da cafeteira Italiana

Primeiro vamos entender como ela funciona. A cafeteira se divide em três partes: a água fica na parte de baixo e o pó de café vai no meio, num recipiente com pequenos furos. Por fim, a parte de cima é rosqueada à cafeteira, que é levada ao fogo. Mas calma que vamos explicar direitinho.

2. Temperatura e qualidade da água

Encha a base da cafeteira até a válvula de segurança com água mineral ou filtrada. Como ela vai direto ao fogo, não precisa aquecer a água previamente. Ah, coloque um pouquinho de água também na parte de cima, assim sua bebida não ficará tão amarga ao entrar em contato com o alumínio quente.

3. O tipo de granulação do pó

É muito importante usar a moagem certa para cada método de preparo. Já falamos disso em outros posts. Então, apenas relembrando: use a granulação média, pois o pó muito fino iria entupir o filtro. Não é o que queremos.

4. Não deixe água ferver

Sabemos que a água entra em ebulição em 100ºC. Com a tampa aberta, fique de olho para ver se ela vai subir. Quando começar, tire do fogo e feche a tampa. Esse é o segredo.

5. Quantidade de café especial usado

O correto é usar cerca de 30 gramas de café especial que vão servir em média seis xícaras. Há alguns modelos de cafeteira que fazem a quantidade exata para uma pessoa.

Por isso, use sempre a quantidade correta de café especial, evitando que o gosto do café fique sobrecarregado ou mal feito.

Erros frequentes na hora de usar a cafeteira italiana Moka

Apesar de ser fácil a utilização da cafeteira italiana, á alguns erros frequentes na forma de usá-la. Veja algumas dicas para não errar na preparação do café especial:

  • Jamais deixe o café ferver na cafeteira e utilizar moagem de pó inapropriado.
  • O correto é uma moagem de grau médio para grosso, pois o pó fino impede a passagem da água
  • Adicionar umas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que o café se torne amargo.
  • Preste atenção na hora que a água tiver subindo: quando começar a subir, é hora de retirar a cafeteira do fogo.

O modelo Moka

A cafeteira Moka é feita de alumínio e sua forma mudou muito pouco dos anos de sua criação até hoje. Apesar de manter o formato semelhante ao original, a cafeteira inovou na sua tecnologia para produzir o café e até ganhou versões coloridas.

De 1933 até os anos quarenta, a produção da cafeteira era à mão e fazia sucesso no mercado local. Após isso, com um toque de divulgação, a cafeteira Moka ganhou espaço no modo de produzir café na Itália, e foi super importante na história do país.