Escolha uma Página


A cada xícara de café gourmet preparada há um quê de tradição, história na apreciação dessa bebida que se tornou ao longo dos tempos uma satisfação mundial de prazer. Neste momento, depois de invadir a urbe paulista em cafeterias, chega às cozinhas gourmet dos apreciadores de café.
O prazer de degustar aquela xícara de café gourmet traz a necessidade de encontrarmos equipamentos e acessórios que façam, dos saberes do café, uma experiência única de prazer e realização.
O ClubeCafé que oferece a você, apreciador de café, os melhores grãos de café gourmet 100% arábica em suas diversas variedades, pensou contribuir com a expansão dos saberes do café em sua cozinha gourmet, com sugestões vindas do universo dos baristas que certamente irão equipa-lo para o preparo de maravilhosos cafés.
Para começar, vamos falar dos equipamentos o primeiro item a ser destacado é relativo aos vários tipos de extração do café: as cafeteiras.

A cafeteira italiana, Moka, criada em 1933 por Alfonso Bietti, é especial para cafés encorpados, de leve amargor e pouca acidez que lembram o café expresso. Seu processo é a percolação, ou seja, o pó recebe a água em pleno aquecimento ao fogo.
Outra cafeteira interessante e muito decorativa é a Prensa Francesa, criada por Attilio Callimani em 1929. O café é extraído por infusão o que permite a passagem dos óleos essenciais dos grãos e as notas aromáticas, o que dá à bebida o diferencial de aroma e paladar.
Para um café de amargor destacado, a Cafeteira Espresso é a ideal. Desenvolvida em 1901, tem sua criação atribuída ao italiano Luigi Bezzera, a cafeteria extrai o café por pressão, o que dá uma bebida altamente encorpada e com superfície cremosa.
Finalizando os equipamentos para extração do café, trazemos o Hario V60, criada pela empresa japonesa Hario em 2005 que extrai o café por filtragem a partir de um porta filtro de vidro, com linhas que seguem o vértice 60 que possibilita que o líquido escorra de forma uniforme até o recipiente. O café gourmet assim filtrado guarda em si todas as qualidades do grão, produzindo uma bebida que agrada todos os paladares.
O segundo item de importância para seu café gourmet é o moedor. A qualidade do grão de café gourmet que você recebe do ClubeCafé é preservada quando moído na hora de ser preparado, com granulagem específica para o tipo de preparo. Um detalhe charmoso em seu canto gourmet é que o aroma de café que se espalha pelo ambiente ao ser moído, prepara as papilas gustativas para degustar a bebida quando pronta. As boutiques de café oferecem vários tipos de moedores, entre os quais você pode escolher o que melhor lhe agradar.
Para os apreciadores de café precisos em seu preparo, a balança para pesagem do café é um item indispensável em sua cozinha gourmet, pois possibilita a pesagem correta da quantidade de pó café que será usado. As balanças apropriadas para o uso dos baristas são pequenas e delicadas, muitas vezes lembrando uma colher.
Se você tem como preferência de método a extração do café por filtragem, um item que não pode faltar é a Chaleira de bico fino. O bico fino proporciona um fluxo contínuo e perfeito para umedecer o pó em movimentos circulares. Além de contribuir para a manutenção do calor, a chaleira de bico fino é um charme em sua cozinha gourmet.
Para finalizar, falaremos das xícaras. Elas devem ser de porcelana para melhor guardar o calor após ser escaldadas. Você deve ter-las de vários tamanhos, sempre de borda mais fechada para que preservem o sabor e o calor da bebida e em vários tamanhos de acordo com o tipo de café gourmet que você vai servir. Para o café da cafeteira italiana, as xícaras de café comuns; para o café da prensa francesa, pequenas canecas; e para o café espresso, xícaras de base arredondada. Já para servir café com leite, canecas de 250 ml e para os cappuccinos, xícaras maiores e altas. Tenha também xícaras de vidro com alça para os cafés elaborados que pedem chantili. Lembre-se, elas  devem ser sempre de porcelana para guardar o calor e preservar o sabor.

Com estas sugestões, você apreciador de um bom café gourmet fez de sua cozinha um lugar que todo barista gostaria de ter. O ClubeCafé espera que você tenha experiências gustativas sem igual, preparando o seu café gourmet como só um barista pode fazer.
O ClubeCafé oferece a você leituras ímpares para melhor conhecer o mundo do café gourmet.
Descubra de uma vez por todas o que é café expresso.
Tipos de preparo de café gourmet.
Como preparar o seu café.