Escolha uma Página

Arte com café: Conheça três pintoras que impressionam pela criatividade.

 

O café é uma paixão mundial, isso é um fato que vemos não somente em nossas casas, mas, até mesmo em cenas de cinema. No entanto, você sabia que existem pessoas que fazem arte com café?

Acostumados a tomar um cafezinho passado ou até mesmo de máquina, muitas vezes esquecemos que o grão pode ser utilizado para diversos outros fins.

Leia mais: Café e seus sabores tomam espaço nas cozinhas gourmet da Urbe Paulista

Hoje, vamos lhe apresentar três artistas que fazem do café não somente o seu companheiro de trabalho, mas o produto final.

Nem preciso dizer para pegar aquela xícara para acompanhar, não é mesmo?

Vamos lá, boa leitura!

 

Hong Yi

Nossa primeira artista apresentada por aqui é Hong Yi, natural da Malásia e que mora atualmente em Xangai. Ela não utiliza nenhum tipo de pincel para produzir incríveis obras de arte com café.

Com manchas do líquido derramadas sob uma tela, Hong Yi vai formando as mais belas obras com café.

Na grande maioria das vezes, ela busca homenagear artistas conhecidos. Uma de suas obras mais famosas é a de um retrato do ex-jogador de basquete chinês, Yao Ming.

Em uma de suas últimas obras, a ideia era fazer uma homenagem ao cantor Jay Chou, onde Hong Yo utilizou a base da xícara para formar o rosto e também todos os acabamentos.

Claro, sempre utilizando o café como matéria prima. Para esta pintura, ela demorou cerca de 12 horas para produzi-la.

Um dos detalhes mais importantes é que foi preciso tomar cuidado para acrescentar a quantidade certa de água a fim de não deixar o café empossar.

 

Sunshine Plata

 

Natural das Filipinas, Sunshine Plata iniciou na arte com café de uma maneira um pouco diferente. Como a utilização do líquido era mais barata que a compra de tintas, ela optou por utilizá-lo como sua matéria prima no trabalho.

Além do café, ela também utiliza uma tela especial em suas obras, a qual mantém o aroma do líquido por mais tempo que as convencionais.

Seu amor pelas pinturas começou quando ainda era estudante universitária, por volta dos 20 anos de idade.

Por não ter condições financeiras no início de comprar tintas mais caras, ela teve que se redobrar na criatividade. O café proporciona uma paleta de cores simples, ou seja, apenas tons de marrom. Mas nada que torne suas obras menos bonitas.

Para cada pintura, um significado diferente, mas todas carregando o seu amor e sua criatividade por ter entrado no mundo da arte com café.

 Leia mais: Fazendo turismo pela história do café

 

Maria Aristidou

Unindo tanto a sua formação como o amor pelo café, a cipriota Maria Aristidou utiliza as manchas do grão e líquido para realizar um dos mais bonitos.

Assim como outras pessoas que fazem arte com café, Maria também iniciou de forma acidental, com o líquido caindo sobre uma de suas obras.

Hoje, muitas de suas pinturas são ligadas a cultura pop e de personagens de filmes, desenhos e jogos que a artista gosta. Davy Jones dos Piratas do Caribe, Ariel e Elsa da Disney, R2D2 do Star Wars e Super Mario, um dos maiores personagens dos games, já foram retratados por ela.

Walt Disney, criador da gigante do entretenimento, também já foi lembrado pela artista do Chipre em suas obras.

Mas, também, ela cria animais e outras pessoas com as manchas que o líquido do café deixa sobre as telas.

Para cada produção ela utiliza papel e tintas que são à base de água, além, claro do café, com o líquido, dependendo do desenho, ela pode chegar a fazer até cinco misturas diferentes dele.

 

 

Conclusão

Como paixão mundial, o café deixa de ser apenas um líquido consumido durante o dia. Ele passa a ser uma figura essencial para os artistas.

Hong Yi, Sunshine Plata e Maria Aristidou são grandes exemplos não somente de apaixonadas pelo grão, mas, também, de criatividade.

Uma bebida apaixonante não somente pelo aroma que deixa no ar quando passado ou feito na máquina, mas também, pelos belíssimos desenhos que podem ser feitos com ele.