Escolha uma Página


Cafeteria Vandola: uma obra de arte para servir o seu café
O ClubeCafé, interessado em compartilhar o mundo do café, traz neste texto um pouco de arte e beleza, vindos das terras da Costa Rica. País considerado um dos maiores produtores de café gourmet da América Latina, teve os verdejantes campos cafeeiros como berço de criação de uma inovação em termos de utensílios para café: a cafeteira Vandola.
Criada em 2015 pelo barista costarriquenho Minor Alfaro, a cafeteira Vandola resgata, segundo suas palavras, a arte da modelagem de utilitários de seus antepassados e o mais antigo método de extração do café por eles usado, além de carregar no nome a força dos ramos de café.

Seu criador conta que desejava um utensílio para uso em sua cafeteria a Kaffa Café no preparo do café ali servido. Desejava um utensílio prático que guardasse a qualidade do café gourmet, mantivesse o calor enquanto extraído e que fosse de fácil manuseio.
Minor, junto a uma equipe de ceramistas tradicionais, desenvolveu a cafeteira Vandola, um recipiente moldado à mão em argila especial para cerâmica e aos moldes das cerâmicas pré-colombianas. Seu desenho uniu as características das centenárias bolsas de chorrear (coadores) e a delicadeza comum aos bules de café de origem europeia.
A cafeteira criada traz em uma só peça, o porta coador e o recipiente com alça e bico que recebe a infusão e serve o café, permitindo pelo material cerâmico guardar o calor e o sabor, bem como espalhar o aroma por meio da válvula que elimina o vapor e oxigena o café durante todo o tempo que permanece na cafeteira.
Arte pré-colombiana com toque contemporâneo.
As Vandolas são moldadas por ceramistas tradicionais, segundo técnicas pré-colombianas que vão da arte de modelar aos detalhes decorativos e pintura, tornando cada cafeteira produzida uma peça única, uma verdadeira obra de arte.
Cada cafeteria leva cerca de trinta dias para ficar pronta. Após a modelagem, a peça necessita de quinze a vinte dias para secar e então ser queimada. Sua queima é feita a 800°C e após sair do forno e estar fria ela recebe o esmalte e novamente é queimada. O processo de modelagem, queima e esmaltação contribuem para que a cafeteira Vandola seja um recipiente adequado a receber o café e guardar toda a qualidade de sabor, aroma e corpo.
As cafeteiras Vandolas são modeladas com tradição e alma, o que as tornam obras de arte para servir o café dos coffe lover por toda a América latina.

Preparando um café com arte e tradição
Beleza e praticidade são evidentes no preparo do café com a cafeteira Vandola, motivo pelo qual seu uso se espalhou pelas cafeterias latino americanas tornando a cafeteira um utensílio comum às mesas de café.
O ClubeCafé vai deixar você com água na boca mostrando passo a passo o preparo do café em uma obra de arte.

Vamos lá.
Primeiro passo é ter uma cafeteira Vandola de 500ml, filtro de metal ou papel comum para o V 60.
Escalde a cafeteira para que a cerâmica se aqueça e não produza choque de temperatura ao cair do café.
Prepare 35g de café 100% arábica de preferência da variedade Rubi e Mundo Novo recebido neste mês, para 70ml de água.
Se possível moa os grãos na hora, em granulagem um pouco mais fina do que a indicada para o V60.
Escalde o filtro antes de colocar o café moído.
Coloque o pó de café e umedeça devagarinho.
Adicione o restante da água em movimentos circulares.
Em 4 minutos o café estará coado e pronto para ser degustado.
O café deve ser servido em pequenas canecas de cerâmica pré-aquecidas.
O café preparado na cafeteira Vandola mantém a qualidade dos grãos de café, sua doçura e sabor destacado.

Você, apreciador de um delicioso café gourmet, pode ter experiências gustativas singulares por todo o mundo.
O ClubeCafé
deseja que você conheça as maravilhas pensadas para o café, as forma de preparo, seus utensílios e curiosidades para que você possa sentir-se um incrível barista.
Contribuindo para o seu conhecimento sobre o mundo das cafeteiras, deixamos aqui sugestões de leituras disponíveis em nosso blog.
A história da cafeteira
Como preparar um café especial na cafeteira italiana
Conheça os diferentes modos de coar café.