Escolha uma Página

Em tempo de férias de verão, nada mais gostoso do que deixar o café levá-lo a visitar lugares que fizeram e fazem parte da história do café brasileiro.
Como você sabe, desde os tempos imemoriais, o café é expressão de crescimento e avanço econômico. Regiões se desenvolveram, cidades nasceram e cresceram a partir da cafeicultura.
Hoje, a história, os encantos e por que não dizer, o sabor do café é motivo de lazer em vários roteiros turísticos pelas terras do café.
Os tempos áureos do café estão eternizados em cantos e recantos que hoje fazem parte do turismo cujos roteiros repletos de encantos podem contemplar visitas e estadias em fazendas históricas do século XVIII, cidades cujo desenvolvimento se deu a partir da cafeicultura, rotas percorridas pelo café da lavoura ao porto, personagens que dialogam com o crescimento da cafeicultura e curiosidades.
Os apreciadores de café e da história do Brasil podem conhecer do plantio ao sabor do café na xícara e se encantar com séculos de trabalho para que hoje possamos degustar um delicioso café Gourmet, quer de uma só espécie, quer em um blend que unem sabores que se completam.
O ClubeCafé, pensando em contribuir com o lazer e o saborear de cafés especiais, buscou opções de turismo cujo café é o tema desenvolvido. Os roteiros, denominados Rota do Café, estão disponíveis em vários estados nos quais o plantio do café teve e tem significativo papel no desenvolvimento econômico brasileiro.

Em terras paulistas, o destaque de um fim de semana de lazer e história na é a cidade litorânea de Santos. O centro histórico oferece o conhecer da exuberância do café nos tempos do império e início da republica em um passeio de bonde, um rico exemplar italiano de 1958, que ao percorrer o centro da cidade evidência os prédios importantes para a venda e escoamento da produção cafeeira.


Na rua XV de novembro, antiga Wall Street brasileira, a Bolsa Oficial do Café, hoje Museu do Café é parada obrigatória, de lá, após o saborear de um gostoso café, a história fica à disposição na Rua do Comércio com visita obrigatória a Casa de Frontaria Azulejada, cuja concepção arquitetônica fica por conta da abertura em U que facilitava o processo de carga e descarga das mercadorias do Porto de Santos e a primeira estação de trem do estado de São Paulo (1867), a Estação Valongo, que recebia o carregamento de café vindo do interior para ser enviado à Europa pelo Porto de Santos.

Andando mais pouco, na rua Gonçalves Dias, temos o Rei do Café, torrefação e moagem com mais de 100 anos, que ainda utiliza a torrefação manual com lenha de eucalipto. Ali, além da uma cafeteria que oferece cafés especiais, há uma loja que oferece cafés gourmet e tradicionais para você comprar e saborear em casa junto aos amigos.

Saindo do centro histórico, nada melhor que seguir para o Porto de Santos, e visitar no caminho a Pinacoteca de Santos, que homenageia o ilustre personagem litorâneo Benedito Calixto, artista que muito contribuiu para o registro da cafeicultura em belas obras de arte. A pinacoteca está instalada na antiga residência de Francisco da Costa Pires, exportador de café. O prédio data de 1908, época da expansão da cidade, por conta do enriquecimento trazido pelo comércio de café.


No Porto de Santos, o Museu do Porto é um momento de tranquilidade depois de longa caminhada. Ali, em seu belo jardim, você pode fazer uma parada e descansar para depois seguir em frente e na praia admirar a vista da orla atlântica coroando o final do dia. O museu fica na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, S/N e é parte do Complexo Cultural do Porto de Santos.
O passeio, transbordou aroma, prazer e conhecimento. Agora e voltar para casa trazendo imagens significativas e alguns pacotes de café Gourmet nas malas.
O ClubeCafé espera que este roteiro lhe proporcione um fim de semana com a presença marcante de sua majestade o Café, com seu sabor e aroma a história do engrandecimento que sua cultura proporcionou em terras paulistas.
Para terminar com chave de ouro, uma xícara fumegante de café 100% arábica, que só o ClubeCafé, oferece a você.

Para saber mais sobre a Rota do Café na cidade de Santos:
www.turismosantos.com.br
www.fundasantos.org.br
www.pinacotecadesantos.org.br
www.reidocafe.com.br