Escolha uma Página

Café e o desempenho no trabahoAlém de ser uma bebida deliciosa, o café traz inúmeros benefícios para o corpo e desempenho profissional. Apesar de sua inclusão no cardápio ser controversa e dividir a opinião dos pesquisadores, está cada vez mais provado que o consumo de café causa efeitos positivos no organismo e na execução de tarefas diárias.

Se você é um amante de café, assim como nós, continue lendo o nosso artigo e apaixone-se ainda mais por essa bebida. Se você gosta, mas acha que café faz mal, desmitifique essa ideia. Agora, se você é apenas alguém curioso para descobrir se o café realmente pode ativar a performance no trabalho, esse texto foi feito especialmente para você. Vem com a gente!

O que diz a ciência sobre o consumo de café?

Após realizarem 13 estudos diferentes, pesquisadores britânicos che
garam à conclusão de que o café pode potencializar a qualidade no trabalho, tanto em termos de produtividade quanto em termos de resultados. Uma simples xícara é capaz de mudar o expediente de um profissional, fazendo com que ele trabalhe mais e melhor em um curto espaço de tempo.

Em todos os testes realizados, notou-se que a ingestão de café melhora o desempenho em vários aspectos mentais, sobretudo, na função executiva. Isso significa que a bebida melhora a capacidade de realizar atividades complexas, que demandam tomada de decisão e planejamento.

Café melhora a memória, a concentração e ainda aumenta a eficiência

Segundo pesquisas recentes, a cafeína (principal componente do café) pode melhorar a concentração dos funcionários, otimizar a memória e minimizar os erros cometidos no trabalho. Só para se ter uma ideia, para quem trabalha no período noturno, o efeito de tomar uma xícara de café é semelhante ao de uma soneca revigorante.

Fotor0324220226

Mais disposição para cumprir a jornada de trabalho

Ao acordar e tomar a tradicional xícara de café você está tomando uma dose de energia diária. O café aumenta o ânimo e a disposição para cumprir as atribuições profissionais, evitando o surgimento de sonolência e distração, além de aumentar o estado de alerta, melhorar o humor e a motivação.

Mais café: melhor raciocínio lógico

O café faz parte do grupo de alimentos que não só aumentam a atenção e produtividade, como também melhoram o desempenho cognitivo e ativam o raciocínio lógico. Em outras palavras, o café tem o poder de manter as pessoas acordadas ao mesmo tempo em que melhora o desempenho mental, já que a cafeína acelera processos cognitivos em situações favoráveis à lentidão e retardamento intelectual.

Café: aliado na vida e no trabalho

O café é uma bebida que aumenta vigilância visual e auditiva, melhora a velocidade de reação, otimiza a precisão em tarefas complexas, melhora a aprendizagem e auxilia no desempenho da memória de curto prazo. Como se não bastasse, a cafeína causa efeitos sensoriais responsáveis pelos mecanismos de prazer e motivação, tão fundamentais no ambiente de trabalho. O café é, sem dúvida nenhuma, um alimento funcional capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas em vários aspectos, incluindo o físico, mental, social e profissional.

E aí, gostou do nosso artigo? Compartilhe as suas opiniões conosco através dos comentários.