Escolha uma Página

Staff at cafe making coffee espresso machine

Dicas de como preparar café nos vários tipos de máquinas

Existe no mercado um monte de máquinas de café expresso, oferecendo tamanhos, potências e apetrechos diferentes. Independentemente de qual máquina você escolheu para colocar na sua cozinha, ela deve possibilitar que o preparo da bebida sob pressão chegue a 9 atmosferas (ATM), em uma temperatura de 90º C. E é justamente essa a diferença principal entre o café caseiro coado e o café expresso: no primeiro caso, a água quente aproveita apenas o seu peso para atravessar o filtro de tecido ou papel, enquanto que no segundo o líquido é pressurizado e produz uma bebida mais forte e espumante.

Você sabe preparar um bom café expresso? Se pensa em conseguir apreciar o sabor maravilhoso desta bebida, estando ao mesmo tempo no conforto de sua casa, veja as dicas a seguir!

Não economize na hora de comprar o pó de café

Preste muita atenção na hora de escolher o pó de café que será utilizado na sua máquina. Se a marca for garantia de ótimo nível e procedência, com certeza isso influenciará positivamente na qualidade de sua bebida. E provavelmente ela não será a mais barata do supermercado ou loja de conveniências…

Lembre-se de verificar se está assinalado na embalagem o selo de pureza da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), entidade que existe desde 1973, o qual assegura a integridade do produto.

Fotor0324220226

Use água límpida, na temperatura e pressão certa

Prefira água filtrada ou fervida previamente a usar água proveniente da torneira, mineral ou de outra origem. A máquina deve estar regulada para a pressão e a temperatura correta a ser utilizada. Há equipamentos que permitem a regulagem manual prévia dessas condições.

Se a sua máquina for padronizada com apenas um gabarito, não haverá problema. Mas se a sua for regulável, leia o Manual de Instruções, as indicações do fabricante e verifique o tipo de bebida que vai preparar antes de começar o processo.

Moa os grãos de café

Se os grãos que for utilizar forem recém-torrados, o resultado será uma bebida com um sabor ainda mais agradável. Se a sua máquina tiver um moinho ou triturador de grãos, utilize os grãos frescos e moa um pouco antes da preparação. Existem vários graus de moagem, o que vai influenciar no tempo que a água leva para atravessar o pó comprimido no compartimento, e o moinho deve ser ajustado de acordo com seu objetivo.

Se você vai utilizar o pó já moído, prefira aqueles que vêm em embalagens a vácuo, as quais conservam melhor o produto. Depois de abrir a embalagem, armazene o pó de café dentro de potes feitos preferencialmente de metal, em local fresco.

Coloque a quantidade correta de pó

O pó de café deve ser concentrado e comprimido na medida certa: em torno de 7 gramas para até 50 ml de água. É comum que as máquinas tragam medidores precisos, e essa medida deve ser respeitada. Não encha o compartimento com mais pó, nem o deixe raso. A porção indicada é a ideal para uma xícara correspondente a uma dose individual de café. Depois de colocar o pó, comprima-o no compartimento, sem empregar tanta força, com o instrumento adequado.

Escalde a xícara que vai utilizar

Se a xícara onde vai acondicionar o café estiver fria, a bebida vai esfriar mais rapidamente. Portanto, aqueça um pouco esse recipiente antes de colocá-lo na máquina para receber o café pronto.

Não remova o creme que fica sobre o café

A cremosidade que fica na superfície da bebida é importante porque mantém a temperatura do café e ajuda na manutenção de seu aroma. Esse creme é tão impactante que chega a ficar grudado nas paredes internas da xícara. Por isso, muitas pessoas removem a espuma, a fim de não ficar com as marcas do material sobre os lábios, mas isso não deve ser feito de maneira alguma! Adoce (ou não) o café conforme seu gosto, misture com a colher, e aproveite a bebida.

Nunca prepare mais do que realmente vai beber no momento. O expresso é um tipo de café que deve ser consumido imediatamente, para que sejam aproveitadas todas as propriedades maravilhosas da bebida. Você tem outras dicas além dessas? Como você prepara o seu café? Conte para a gente através dos comentários!