Escolha uma Página
Cappuccino. Cup of Cappuccino Coffee

Café para experimentar

Expresso, pingado, cappuccino, médio, com leite… Você acha que já provou todos os tipos de café possíveis? Saiba que você está muito enganado e ainda existe uma infinidade de sabores para você degustar e se apaixonar.

Embora o café tradicional tenha o seu lugar, há cafés com aroma, corpo, cor e sabor bem diferentes e eles também merecem ser apreciados. Estamos falando de cafés gourmet, produtos capazes de tornar a sua relação com o café ainda mais intensa e especial, transformando a pausa para o cafezinho em uma experiência gastronômica incrível.

Os cafés gourmet aos poucos têm conquistado o paladar dos brasileiros e, se você é amante de café, mas ainda não provou esses sabores inusitados, continue lendo o nosso artigo e confira uma lista daqueles que você precisa conhecer.

Café Forte

O Café Forte, como o próprio nome sugere, tem sabor marcante, aroma acentuado e a textura encorpada. Além disso, ele conta com uma finalização agradável e prolongada, marcada pelas notas de frutas secas. Esse café é perfeito para quem gosta de um sabor mais intenso e duradouro na boca.

Vale destacar que o Café Forte é produzido com grãos 100% arábica Acaiá e Bourbon. Por conta disso, a bebida é forte, mas não possui o amargor típico dos blends com café robusta. Café feito com grãos 100% arábica, portanto, apesar de forte, não apresenta o mesmo amargor resultante de blends que contem café robusta. Outra característica desse café gourmet é que a torra é escura.

Café Equilibrado

O Café Equilibrado é delicioso, pois o corpo, o aroma e a acidez da bebida são equilibrados com uma doçura acentuada. Isso faz com que a finalização apresente o equilíbrio perfeito entre a doçura, a acidez e o amargor.

As notas desse café misturam frutas secas com caramelo, a torra é média e ele é feito com grãos 100% arábica das variedades Catuaí e Bourbon. Cumpre ressaltar que o Café equilibrado é ideal para paladares apurados, que gostam de sabores marcantes, mas sem excessos.

Café Suave

O Café Suave tem sabor achocolatado, com acidez e corpo suaves. A finalização é agradável e bem rápida, com notas aromáticas que remetem a frutas. Esse tipo de café gourmet é indicado para pessoas que preferem sabores mais leves e menos duradouros na boca.

A torra é média/clara e esse café é produzido a partir de grãos arábica tipo Catuaí e Acaiá. Mesmo sendo um café menos intenso, ele é igualmente gostoso. Vale a pena experimentar!

Outros tipos de café gourmet

Atualmente, o mercado de café gourmet cresce três vezes mais do que o mercado de café tradicional e ele apresenta uma série de possibilidades. Todos os dias, novos sabores são lançados, alguns deles, um tanto quanto exóticos. É possível encontrar, por exemplo, cafés com sabores especiais e aromas exclusivos de trufa de chocolate, amêndoas torradas, baunilha, nozes, chocolate com menta, caramelo, amaretto, limão, açaí, dentre outros. Há também o café orgânico, cultivado em lavouras livres de agrotóxicos e produtos químicos. Mesmo que você não inclua definitivamente esses cafés no seu cardápio diário, vale a pena provar esses sabores tão distintos de café – nem que seja uma vez na vida.

E aí, qual desses sabores mais te atrai? Vai provar ou já provou algum deles? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e não deixe de acompanhar o nosso blog.