Escolha uma Página

Existem curiosidades muito interessantes sobre Café que é bem provável que você não conheça. Quer saber mais?

funny coffee

curiosidades sobre café

Como tudo que é milenar, o café tem muita história para contar. Personagem importante em diversas civilizações e propulsor de muitas economias, também surgem a cada dia novas descobertas científicas sobre a bebida. Além disso, existem ainda algumas informações, utilidades e fatos curiosos sobre ele! Quer saber mais? Acompanhe!

Café contra maus odores

Sabe quando você está em uma loja de perfumes e lhe oferecem um potinho com grãos de café gourmet para você aspirar? O objetivo é “limpar” o seu olfato para que possa sentir novas fragrâncias. O café tem a propriedade de atrair e reter odores, por isso você pode usar um truque parecido para remover o mau cheiro de ambientes. Seque a borra de café ao sol por um dia e, depois coloque em um recipiente aberto e leve-a para o lugar mal cheiroso (banheiro, armário, quarto, escritório, etc.).

Fotor0324220226

Borra de café para descobrir vazamentos

Pode parecer estranho, mas a borra de café que sobra no filtro pode lhe ajudar a identificar se há um vazamento no vaso sanitário do seu banheiro. Depois de fazer o café, jogue a borra (somente o pó) no vaso. Se não há vazamento, ela ficará depositada no fundo. Caso contrário, é provável que exista algum problema na válvula ou na caixa de descarga.

Café que vem do coco de animais

E por falar em vaso sanitário, muita gente sabe que o famoso Kopi Luwak, um dos cafés mais caros do mundo, é feito a partir dos grãos expelidos nas fezes de um mamífero chamado civeta. Mas se você não sabia, não entendeu errado: após os grãos serem ingeridos, as bactérias e enzimas do sistema digestivo do animal atuam em suas propriedades, mas não o destroem, e proporcionam um sabor único à bebida. Esse café é produzido principalmente nas ilhas de Sumatra, Bali e Java e uma xícara pequena pode sair por cerca de R$20. Porém, já temos uma versão brazuca dessa iguaria! O café mais caro produzido em solo brasileiro também vem das fezes de um animal, a ave Jacu. A partir do mesmo processo, surge o Jacu Bird Coffee, vendido nas principais cafeterias gourmet do país.

O café já foi mais popular do que o chá, em Londres

Londres é conhecida mundialmente pelo famoso chá das 5 h, não é mesmo? Porém, não foi sempre assim. No século 16, já havia cerca de duas mil cafeterias a cidade, o que representava uma para cada 300 habitantes! O principal estabelecimento foi inaugurado em 1625 e importava grãos da Turquia. O sucesso era tanto que, em um dia, eram servidos cerca de 600 xícaras. Motivados pelas propriedades estimulantes da bebida, pensadores, filósofos, intelectuais e artistas de diversas áreas passavam horas degustando e debatendo, da mesma forma que acontece hoje em dia, nos bares.

grãos de café

grãos de café

O café impulsionou Santos Dumont

E não foi somente pelas características estimulantes e criativas da bebida. O pai de Santos Dumont, Henrique Dumont foi um dos maiores cafeicultores da região de Ribeirão Preto, São Paulo, e os lucros gerados com a produção bancaram as invenções do pai da aviação. Além disso, dizem que Santos Dumont descobriu sua vocação para a mecânica enquanto brincava de montar e desmontar a máquina de beneficiamento de café.

O que você achou dessas curiosidades? Conhece mais alguma? Leia mais curiosidades sobre o café em nosso blog, e não deixe de comentar nosso artigo de hoje!