Escolha uma Página
café e saúde

café e saúde

O café é uma das bebidas mais populares no Brasil. Beber muito café faz mal a saúde? Em média, os brasileiros tomam de 4 a 5 xícaras da bebida todos os dias. Mas toda essa notoriedade não varre as controvérsias que rondam o líquido: ao longo das últimas décadas, várias pesquisas científicas foram feitas sobre o café, algumas afirmando como resultado que a bebida faz mal à saúde, outras insistindo em demonstrar que não faz mal. Afinal, o que é verdade sobre isso?

O que pode fazer mal a saúde no consumo de Café

A cafeína é o componente mais conhecido do fruto do cafeeiro, mas seu percentual é muito pequeno: cada grão tem de 0,8% a 2,5% da substância. Altas doses desse alcaloide podem, de fato, ser prejudiciais à saúde, porque têm efeitos diretos no sistema nervoso, podendo gerar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, entre outros.

Mas é importante dizer que a cafeína também está presente em muitos outros alimentos, como alguns tipos de chás, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolates. Além disso, a cafeína também interfere negativamente na absorção do cálcio e prejudica a assimilação de vitamina C e ferro pelo organismo. A ingestão da bebida, por isso, é fortemente contraindicada para quem sofre de estresse ou que tenham problemas psiquiátricos, gástricos ou nos ossos. Gestantes e pessoas mais sensíveis também devem consumir com moderação.

Os efeitos benéficos a saúde com o consumo de Café

Apesar disso, a cafeína oferece muitas virtudes. Se consumida em forma comedida, ela amortece a sensação de fadiga e sonolência, estimula a memória, aumenta a irrigação coronária e tem bons resultados analgésicos (porque dificulta a ação da enzima implicada no processo da dor, a fosfodiesterase), e aumenta a liberação de dopamina (neurotransmissor responsável pelas sensações de alerta e prazer), entre outros. Além disso, alguns estudos recentes indicam que a substância, em conjunto com outros nutrientes do café, ajuda na prevenção de algumas doenças metabólicas como a diabetes além de suavizar os riscos de desenvolvimento de enfermidades ligadas ao sistema nervoso e neurológico, como a doença de Parkinson e mal de Alzheimer.

Fotor0324220226

Curiosidades sobre Café – Você sabia?

Ocorre que os nutrientes do café são muito mais do que a cafeína. Inclusive, seus elementos de maior quantidade são os ácidos clorogênicos, que são compostos antioxidantes úteis no combate ao envelhecimento celular. Essa riqueza é ainda maior porque o café reúne diversos sais minerais em sua composição, como o ferro, o sódio e o zinco, além de vitaminas do complexo B, alguns aminoácidos, ácidos graxos livres e triglicerídeos, e açúcares benéficos (sucrose, glicose, frutose).

Há vários estudos em andamento sobre o café. Mas existem resultados interessantes e indícios animadores. Já está comprovado, por exemplo, que o consumo habitual da bebida reduz fortemente as chances de aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de cólon, de reto e de mama. Também, o organismo adaptado à ingestão habitual da bebida é favorecido por uma proteção extra ao coração, por conta das substâncias antioxidantes presentes no café.

Portanto, se você é daqueles que não resiste ao cheirinho daquele café gourmet que acabou de ficar pronto, e sai correndo para beber uma xícara, não se preocupe: beba com moderação e sua saúde ficará em ordem. E poderá até melhorar!

 

Sobre Café Gourmet

Café Gourmet é o nome que recebe a bebida e grãos do café de qualidade superior (especial). Sua apreciação e qualificação é feita por profissionais treinados, denominados baristas, que são os provadores que usam o mesmo jargão dos enólogos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Café_gourmet