Escolha uma Página

Quem nunca escutou aquela famosa frase, “Toma um cafezinho para acordar…”? Pois é, essa crença é constantemente passada de geração a geração, gerando diversos hábitos como o próprio costume de ingerir uma dose de café ao acordar. O fato em si é que não precisamos da bebida nesse período em específico.

O corpo humano produz por si só um hormônio chamado cortisol. Ele é o grande responsável por manter nosso corpo em alerta, ao fornecer energia para realizar as atividades diárias, como o próprio ato de acordar. Devido este motivo, sua liberação é feita em horários específicos, sempre atingindo seu ponto máximo logo quando saímos da cama.

O seu segundo horário de liberação é no período do almoço, basicamente entre 12h e 13h, para auxiliar a digestão, e o último entre as 17h30 e 18h30. O aconselhável é sempre evitar tomar uma dose logo após o almoço, para não inibir os efeitos da substância. Opte por tomá-la entre 13h30 e 17h, período em que o hormônio reduz seu efeito no organismo.  

Ao organizar os períodos de consumo do café é possível manter e estimular os efeitos da bebida. Além, é claro, de saborear a bebida em momentos mais que oportunos.