Escolha uma Página

Seguir alguns passos básicos e preparar uma espécie de ritual pode deixar a hora do cafezinho ainda mais gostosa. São passos simples que irão te ajudar ainda mais a apreciar o gosto dessa bebida que amamos tanto. Vamos lá?

1. Qual a melhor maneira para conservar o café?

Sem dúvida, o melhor jeito para preservar o café é em uma embalagem a vácuo. Isso evita o contato com o oxigênio, conservando ainda mais o pó e o grão torrado. Depois, quando embalagem for aberta, transfira o café para um recipiente próprio e vedado, de preferência com anéis de borracha na tampa, e guarde na geladeira.

2. A água para o preparo deve ser fervida?

Não. O ponto ideal para preparar o café é com a água em torno dos 90ºC, quando aparecem as primeiras microbolhas. É preciso prestar muita atenção neste processo, já que água muito fria pode interferir no gosto por causa do cloro e, se estiver muito quente, o sabor ficará amargo, com aroma e notas de grão queimado. Na hora de beber, o café já deve ter atingido os 60ºC.

3. Posso colocar açúcar no café?

Os apreciadores de café evitam adoçar a bebida – ou misturá-la com leite – para aproveitar ao máximo a pureza do café. Mas, no final, o que vale é a preferência de quem bebe. O mesmo vale para consistência, mais forte ou mais fraco dependendo da quantidade de água usada na extração.

4. Como se reconhece um bom café?

Um café de qualidade, coado ou espresso, combina perfeitamente três quesitos: mesclar acidez moderada, pouco amargor e doçura naturais.

5. Quais aromas posso sentir?

Sentir o aroma do café é essencial para se ter uma ideia de como será o gosto da bebida. Pelo cheiro é possível, por exemplo, sentir notas de frutas secas, chocolate ou caramelo. Por outro lado, produtos ruins revelam aromas de terra, mofo e batata crua.

6. Como escolher a xícara ideal?

Assim como outras bebidas (cerveja e vinho, por exemplo) o café também tem um recipiente próprio para ser servido. O ideal é uma xícara de louça espessa, com a boca mais larga que a base e a borda arredondada. Assim, a xícara conserva os aromas e, claro, a temperatura. Outra dica é nunca preencher o café até a borda. Deixe uma área livre para os aromas circularem.

7. No espresso, o colarinho é importante?

Sim. O creme é um dos critérios ao se avaliar um bom café. Quanto mais denso e persistente, melhor. Fique atento à distribuição do café na xícara. Se o creme ficar apenas na borda, deixando o centro descoberto, significa que o café foi extraído de forma errada, quente demais ou por muito tempo.

8. Posso tomar água com café?

A água, com ou sem gás, deve ser ingerida antes do café, para limpar as papilas gustativas. Aquele copinho servido nas cafeterias junto com o espresso é o suficiente. Assim, é possível apreciar melhor os sabores presentes no café.

9. Posso beber café antes de dormir?

Não é novidade que a cafeína, presente no café, é um estimulante que pode interferir no sono. Assim, é bom evitar o consumo de noite para ter um sono mais tranquilo.

10. Resumindo

O café ideal deve ser servido a 90ºC, em uma xícara de louça, para reter os aromas. Deve ter creme espesso, corpo consistente e sabor equilibrado entre o doce, o ácido e o amargo.