Escolha uma Página

Você, que ama apreciar um bom café e gosta de conhecer mais sobre sua história, já pensou em como é a cultura do café pelo mundo? Como ele é consumido em outros países?  De uma lata de café gelado da máquina a um ritual tradicional que faz parte da cultura, cada país tem  seu jeito particular de consumir essa bebida e uma forma única de preparar e combinar sabores.

Se você gosta de conhecer curiosidades sobre o café, esse artigo é para você! Preparamos uma turnê com os 5 cafés mais curiosos do mundo, confira!

Etiópia – o berço do café

A cultura do café se iniciou na África, mais precisamente no século 10 A.C, na região da Etiópia, segundo pesquisas. Já falamos sobre a origem do café aqui no blog, para conhecer a história completa, clique aqui. Sabendo disso dá para se imaginar que hábito de tomar café nesse país significa mais do que apenas apreciar uma bebida.

O preparo do café é tão importante quanto a experiência de tomá-lo. Uma verdadeira cerimônia é realizada, pela senhora da casa, que cuidadosamente faz a infusão em garrafas especiais, chamadas jebena. O processo todo leva várias horas e é comum ouvir, durante o processo, a frase ‘buna dabo naw’, que significa ‘café é nosso pão’.

 

Itália – criador do café expresso

 

A Itália é o local de origem do café expresso e o país precursor do preparo da bebida na famosa cafeteira italiana, também conhecida como Moka, um método que acentua a intensidade do sabor. É assim que os italianos preferem seu café: curto e forte, servindo-o geralmente em pequenas xícaras de cerâmica. Outra receita muito apreciada pelos italianos é o Cappuccino, feito com leite pouco cremoso, e o Expresso Romano, que leva uma tira de limão, a qual é anteriormente passada na borda da xícara para ajudar a realçar os sabores.

Cafeteira italiana - Moka

Cafeteira italiana – Moka

 

México – o café de olla

 

Os mexicanos preparam um típico café com especiarias, chamado Café de Olla, ou café de bule, em tradução literal. A receita leva canela e açúcar chamado  piloncillo (um tipo de rapadura), que são misturados na água e depois, nessa água fervente e condimentada, o pó do café é adicionado e coado.  Como toque final o café é servido em uma panela de barro.

 

Japão – café em lata

 

Que o café é uma bebida para o cotidiano todos nós sabemos, mas no Japão isso é levado a outro nível. Lá o consumo dessa bebida energética, boa e prática para o dia a dia,  acompanha o ritmo da rotina agitada das grandes cidades, como Tóquio. Consumido principalmente frio, o café pode ser encontrado em latas, garrafas e em máquinas de preparo automático.  Acredite, essa forma de consumir café é extremamente popular em todo o Japão. Vindo do país da tecnologia, até que não é de se surpreender, não é mesmo?

 

Turquia – o café forte

 

Para os turcos o café tem um peso histórico muito forte, tanto que chegou a ser incorporado nas tradições e costumes do país. A bebida é servida em reuniões sociais, ocasiões importantes e celebrações de feriados.

No seu preparo é utilizada uma moagem extrafina, no cezve, um pequeno pote feito de cobre, misturam-se água fria, café e açúcar. Depois, esse recipiente é levado a uma grande panela com areia, ficando quase totalmente imerso. A areia é aquecida e o café passa por um processo de cozimento antes de ser servido direto na xícara. O café turco é um dos mais fortes e espessos, principalmente porque em seu método de preparo ele o café não é coado.

O que nos remete a outra curiosidade típica do café turco: a tradicional leitura da borra de café. Para ter uma experiência completa, após tomar o café, leia a sorte e o seu futuro na borra que fica no fundo da xícara.

 

 

Brasil – o maior produtor de café do mundo em 2018

 

Não poderíamos deixar de falar do café nacional, afinal, ele faz parte da nossa história e da nossa cultura. Já publicamos aqui no blog um artigo sobre As Características do Café Pelo Brasil.

No ano de 2018, o Brasil foi o maior produtor e exportador de café do mundo, com produção equivalente a pouco mais de um terço (36%) da produção mundial, segundo a Embrapa. O ranking dos três maiores estados produtores foi: Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, respectivamente. E o café não faz sucesso só nacionalmente. As 35 milhões de sacas do café brasileiro exportadas em 2018 foram consumidas por 127 países, principalmente pelos americanos, que lideram o ranking de países que mais importam o café produzido aqui.

O consumo anual de café chega a mais de 80 litros por habitante no nosso país e, na lista de preferência dos brasileiros, o favorito é o café puro, seguido pelo expresso e o terceiro colocado é o café com leite, o famoso pingado.

 

E agora que você conheceu mais sobre os costumes do café pelo mundo, que tal compartilhar essas curiosidades com seus amigos nas redes sociais? Aproveite para seguir e curtir nossas páginas, acesse por aqui nosso Facebook e Instagram