Escolha uma Página

Você sabe dizer a diferença entre os cafés servidos nas regiões do Brasil? Uma coisa é certa: café é um amor maior, seja qual for a sua origem.

Graças às características geográficas variadas, como latitude, altitude, tipo de solo e clima, no Brasil existe uma grande diversidade no cultivo do café. Além disso, por questões culturais, são diversos também os métodos de preparo da bebida, como consequência disso, temos uma enorme gama de aromas e sabores caracterizados por sua região de origem.

Vamos falar sobre algumas dessas diferenças para que na próxima vez que você for experimentar um cafezinho de outra região perceba e aprecie ainda mais essa variedade.

 

Bahia

Região da Chapada Diamantina, planalto, com altitude média de 850 metros e temperatura amena, as características são ideais para o cultivo do arábica e a produção de cafés gourmet. Os produtores da região da Bahia já receberam vários prêmios pela qualidade da bebida.

Características do café: encorpado e aveludado, adocicado, com acidez cítrica, notas de nozes, chocolate e final prolongado.

 

Cerrado Mineiro

Essa região mineira ganhou destaque no cenário nacional tanto pela alta qualidade de seus grãos quanto pela ousadia com que busca diferenciação e alternativas para a atividade. Os cafés do Cerrado de Minas Gerais são caracterizados por serem uma bebida fina, por terem corpo forte e excelentes aroma e doçura.

Características do café: aroma intenso, com notas de caramelo e nozes, acidez delicada e cítrica, encorpado, sabor doce com notas de chocolate e finalização de longa duração.

 

Sul de Minas

A região sul do estado de Minas Gerais é a maior produtora de café Arábica do Brasil e, não por coincidência, a região também é a maior produtora de café do mundo! Aqui está concentrado o maior número de árvores de café plantadas por metro quadrado. As variedades mais cultivadas nesse local são o Catuaí e o Mundo Novo, mas também há outras variedades de lavouras.

Características do café: Sudoeste – corpo médio, acidez alta, adocicado, com notas florais e cítricas; Montanhas – corpo aveludado, acidez alta, adocicado, com notas de caramelo, chocolate, amêndoa, cítricas e frutadas.

 

Mogiana

Tradicional produtora de cafés localizada entre São Paulo e Minas Gerais, conta com forte presença da indústria cafeeira há mais de 150 anos. Organizada em três subdivisões: Alta, Média e Baixa, a região se destaca pela produção de cafés arábica em grande escala, tem até uma associação que representa produtores locais.

Características do café: aroma marcante, frutado com notas de chocolate e nozes, corpo cremoso aveludado, acidez média e muito equilibrada e finalização prolongada com uma doçura de caramelo e notas de chocolate amargo.

 

Espírito Santo

O segundo maior produtor de café do Brasil, os principais tipos de cultivo são as espécies Arábica e Robusta, que, inclusive, dá ao Brasil o segundo lugar como produtor de café Robusta no mundo, ficando atrás apenas do Vietnã.

Características do café: encorpado e com acidez de média a alta, doçura e boa complexidade de aromas.

 

Paraná

Região que possui mais de 100 anos de história ligada à produção de café, recentemente consolidou-se como região produtora de cafés especiais do Brasil, por meio da Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P). A região possui condições climáticas ideais para a produção de cafés finos, os famosos grãos dessa região recebem cuidados especiais, desde o preparo da muda, passando pelo plantio, colheita, beneficiamento até a armazenagem.

Características do café: corpo médio, doce, com acidez média e notas de chocolate e caramelo.

 

Agora que você conhece mais sobre as características dos cafés pelo Brasil, que tal saborear variedades deliciosas e de cultivo exclusivo? O Clube Café oferece uma assinatura através da qual você recebe uma especialidade diferente de café todo mês. Perfeito para quem ama apreciar uma boa xícara de café.

Confira nossos planos aqui!