Escolha uma Página

A escolha por um bom café segue o mesmo processo de escolha de uma boa fruta. É sempre primordial se atentar quanto a qualidade do grão e sua origem para que a experiência com a bebida seja de fato agradável. A barista da academia do café, Julia Fortini, separou alguns cuidados que podem ser tomados, a fim de sondar os tipos de café selecionando assim a melhor opção para o seu dia-a-dia.

  1.      Analisar os tipos de grãos

De acordo com a profissional existem dois tipos de grãos: o arábica e o robusta. Para ter um bom café a melhor opção é o arábica, pois ele exige mais cuidado tanto na plantação como na colheita. Com este feito, o grão permite a criação de diferentes bebidas ricas tanto em sabor como em aroma.

Por outro lado, o robusta é um tipo pouco versátil. Devido ao rápido crescimento os grãos recebem pouca atenção durante o seu cultivo, gerando o dobro de cafeína ao ser comparado ao arábica e oferecendo um sabor duplamente amargo.

  1.      Conferir a aparência

Por mais que isso às vezes não seja possível, observar a estética do grão pode ser a saída para determinar o sabor perfeito da bebida. Grãos com muito brilho, por mais chamativos que pareçam, representam uma exposição maior durante o processo de torrefação acarretando em um gosto amargo para a bebida. Para garantir um sabor mais suave opte por grãos foscos.

O tamanho e textura dos grãos também são importantes. Se atente sempre ao conjunto da leva para que sejam homogêneos, evitando assim características diferentes entre si.

  1.      Se atente as informações do rótulo

Em compras feitas no supermercado a realidade é outra.  Por conta das embalagens nem sempre é possível conhecer os grãos, por este motivo os rótulos se tornam um meio de filtrar a sua qualidade. De acordo com a barista o tipo de grão, o nome do produtor, a região de origem, e a latitude/ altitude da plantação são as principais informações a se procurar na embalagem, comprovando assim ao consumidor que a marca de fato se interessa em exibir a procedência do produto que vende.

  1.      Evite o café em pó

O melhor café sempre é o moído na hora. Por meio desse processo a bebida consegue despertar todas as suas características sensoriais. Se consumir a bebida em uma cafeteria, opte por um local que siga o processo correto de realização, escolhendo grãos especiais e os passando por um moedor específico para o tipo solicitado de café. Se o caso for o consumo em casa escolha grãos recém-moídos por meio de uma loja confiável e que possua, de preferência, uma barista para saciar possíveis dúvidas sobre a sua fabricação.

Em última hipótese opte pelo café em pó. O recomendado é usar esse tipo de café somente em situações emergenciais, quando não tiver tempo ou dinheiro para comprar um grão especial. De toda forma sempre se atente a descrição da embalagem.