Escolha uma Página

Um olhar mais aguçado pelo universo das plantações de café e de todos os processos pelos quais passam os grãos até chegar até você, pode lhe render outros conhecimentos sobre essa bebida que faz parte do dia a dia não só do povo brasileiro, mas de outros países também. O ClubeCafé leva você a viajar por este universo acompanhando toda a logística das dificuldades e das conquistas dos cafeicultores. Afinal, cuidar diariamente de cada cafeeiro, principalmente quando estão espalhados por muitos hectares de terra, envolve muitos processos de trabalho. Além de cuidar da umidade apropriada da terra e de manter pragas longe de cada planta, imagina, então, quando chega a época de colheita, principalmente se ainda fosse realizada somente manualmente como no passado.

 

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS CAFEICULTORES

Para realizar uma colheita manual tem que calcular quantidade de pessoas necessárias para colheita, providenciar equipamentos de segurança e também escadas porque um cafeeiro do tipo Acaiá pode chegar até mais de quatro metros de altura e o do Catuaí Vermelho pode ultrapassar dois metros. O cansaço de cada colhedor de grãos é alto, já que estarão constantemente subindo e descendo das escadas com o sobrepeso dos cestos com os grãos. E ainda tem que se efetuar também a varrição dos grãos que se espalham pelo chão.

Os cafeicultores ainda tinham que providenciar transporte, alojamento, banheiros químicos, primeiros socorros e alimentação para cuidar dos contratados, por um longo tempo. Aliás, esse fator de tempo dilatado de colheita prejudica os cafeeiros porque se os colhedores não estiverem atentos, por mais especializados que sejam, podem até danificar os botões das flores por se prolongarem as colheitas durante o período da pré e pós florada.

É óbvio que para obter uma lavoura saudável e grãos de qualidade, os cafeicultores investem constantemente em novas técnicas e tecnologias, para que os grãos de café possam ser colhidos de forma mais rápida e eficiente, sem prejudicar a florada dos cafeeiros. Desde a década de 70 há máquinas que realizam a colheita mecanizada, embora ainda há cafeicultores que realizam a colheita manual.

 

CONQUISTAS DOS CAFEICULTORES

Hoje há máquinas mais avançadas, que são desenvolvidas para cada tipo de terreno, assim, a colheita mecanizada é feita de forma mais rápida e produtiva, possibilitando que os grãos permaneçam íntegros e os cafeeiros Acaia, Catuaí Vermelho e muitos outros, podem florir naturalmente para gerar frutos saudáveis, porque quando chega a época da florada, os grãos já foram colhidos.

Os fabricantes de máquinas de colheita contam com pesquisas científicas a partir de conhecimentos dos cafeicultores, que colaboram para que se aumente a capacidade e eficiência das máquinas colhedoras através da regulagem de cada peça que as compõem, sempre com base na composição de cada cafeeiro e nas condições dos terrenos em que são plantados.

Graças a esse esforço mútuo de união entre fabricante de máquinas, produtores de café e instituições que reconhecem o valor do café para a economia do país e realizam pesquisas científicas, a colheita mecanizada vem sendo realizada de forma mais uniforme e evita prejuízos.

Até mesmo o cafeicultor que não tem capital para investir na compra de uma máquina de colheita, pode locar equipamento individualmente ou até se unir a outros cafeicultores para locar, coordenando as datas de colheita em cada plantação, gerando assim mais economia.

A tecnologia não contribuiu somente para uma colheita mais produtiva e rápida, contribuiu também com máquinas para outros processos importantes, como a secagem, a torra dos grãos entre outros. Fique atento aos textos publicados aqui no blog ClubeCafé e em nossas redes sociais, assim aprenderá muito mais sobre o universo da sua bebida predileta.

Por hora, deguste tranquilamente a sua xícara de café do blend Acaiá e Catuaí Vermelho do ClubeCafé de outubro que você acaba de preparar e até o próximo clique para obter novos conhecimentos!