Escolha uma Página

Os Melhores Cafés pelo Mundo

paises produtores de cafe gourmet

Antes de se tornar uma das bebidas mais populares do planeta, o café acompanhou exploradores, prisioneiros de guerra, chefes de estado, espiões internacionais e toda a sorte de pessoas que viajavam pelo mundo e conheciam novas culturas. Desde os primeiros registros da planta na África, o hábito do café se espalhou pelos cinco continentes e foi nos trópicos que encontrou o ambiente ideal para o cultivo perene.

A história da bebida por si só é uma aventura ao redor da Terra. Por todos os lugares que passou, a muda do café foi plantada e a tentativa de cultivo em maior escala realizada. Mas foi apenas em algumas regiões que encontrou as variáveis necessárias para que a lavoura rendesse grãos de maior qualidade. O grão de melhor qualidade é que da origem ao Café Gourmet.

Para descobrir os melhores cafés é necessário andar por duas famosas linhas retas. É entre os trópicos de Câncer e Capricórnio que se localizam os maiores e melhores países produtores de café do mundo. O clima tropical e as especificidades dos solos de certos lugares se mostraram a combinação ideal para a planta, gerando uma forte tradição do café na agricultura desses países.

Para aqueles que querem provar os grãos mais saborosos e refinados, o roteiro a seguir é o mapa da mina!

Cafés da África Oriental

Aqui foram registradas as primeiras plantas de café do mundo. A Etiópia é o país de origem da espécie arábica, o tipo mais difundido do grão. Atualmente, o café produzido por lá é considerado o melhor do mundo, segundo notas recentes de especialistas. O sabor do café etíope é encorpado, mas possui uma enorme escala de variação devido ao leque de cultivos variados.

Ainda na mesma região do continente, o Quênia produz um café de características mais ácidas e notas frutais. A Tanzânia, por sua vez, produz um tipo especial chamado peaberry, cujo grão tem a forma de uma ervilha. A África abriga um dos grandes exportadores de café do tipo robusto do mundo, a Uganda.

Cafés do Sudeste Asiático

Na Ásia, o café é menos encorpado, menos ácido e mais doce. Para encontrar os melhores cafés no continente, os países a serem visitados são Vietnã, Papua Nova Guiné e Indonésia. Esse último produz uma espécie bem famosa no mundo que é cultivada na região de Sumatra.

Cafés da América Central

Nessa região, o café cresce nas montanhas desde o México até o Panamá e em países como a Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua. Por isso, há uma variedade imensa de sabores vindos da América Central. A planta é cultivada em diversas altitudes, desde o nível do mar até as mais altas elevações de terra.

A tradição das lavouras de café nessa região é muito forte, o que influencia diretamente na diversidade e na qualidade da bebida.

Cafés da América do Sul

O café mais famoso do sul do continente americano é o colombiano. Há muitos anos, a Colômbia ganhou sua reputação pela alta qualidade dos grãos produzidos em elevadas altitudes e temperaturas tropicais. O sabor da bebida aqui tem acidez média e é medianamente encorpado.

O Brasil, por sua vez, começa a ganhar fama de produtor de qualidade e não só de quantidade. O país tem investido em pesquisas de melhoria genética de seus grãos e seu café de baixa acidez e corpo cremoso tem ganhado adeptos no mundo.

O site comercial do ClubeCafé oferece um serviço de entrega mensal de Café Gourmet de qualidade Premium! Se você aprecia um bom Café, precisa conhecer esse serviço. Clique aqui para saber mais!

Um tour pelos melhores cafés produzidos no planeta é também uma oportunidade para conferir as características da produção que fazem os diferentes sabores. Se aventure pelos países onde os grãos mais valiosos são cultivados, aproveite a bebida que valia ouro tempos atrás e descubra o porque essa planta foi tão disputada!

E aí, gostou de nosso artigo? Ficou com vontade de conhecer o café de outros países? Não deixe de comentar!!