Escolha uma Página
um cafézinho

um cafézinho

Cafezinhos existem para todos os gostos. Essa bebida possui tantos apreciadores, que acabou trazendo inúmeras variações, sendo servida nas residências, bares e restaurantes com vários outros ingredientes, como água, chantilly ou leite – seu mais frequente companheiro de mistura. Você saberia enumerar quais os tipos de café são usualmente servidos ou pedidos no Brasil? Confira alguns a seguir!

Café curto

É preparado na máquina de expresso, trazendo excelentes características de corpo e sabor, já que mantém boa parte dos óleos essenciais provenientes da planta, por conta do mais rápido contato com a água, sob pressão. Ocupa de 25 a 35 ml da xícara de 50 ml em que é servido, e tradicionalmente é chamado, simplesmente, de café expresso.

Café longo

Também feito na máquina, porém recebe uma quantidade maior de água, resultando em um café mais fraco do que o curto. Pode ser servido na mesma xícara tradicional de 50 ml, agora com quantidade maior da bebida, ou em recipiente mais espaçoso. Para quem gosta de beber muito café, sem se importar tanto com a qualidade, é o tipo ideal.

Café carioca

Muito semelhante ao café longo, pois consiste em um café expresso que foi diluído em água. A concentração fica em torno de 25 a 35 ml de café para 20 ml de água. É também conhecido como café americano. Uma variação bem parecida e tradicional no país é o chamado expresso brasileiro, que apresenta de 40 a 50 ml de volume, mas com no máximo 20 ou 30 ml do puro café.

Café ristretto

Este é o menor volume dos expressos, com altura de 15 a 20 ml na xícara, sendo bem mais intenso, encorpado e oleoso. O sabor é avaliado como de alta riqueza e doçura quando é bem preparado na máquina.

Café com leite

Pode ser o café filtrado com leite aquecido ou o expresso feito com leite vaporizado, tendo como resultado, mais ou menos, a mesma proporção entre os ingredientes. Tradicionalmente servido no café da manhã ou no lanche da tarde na cultura brasileira.

Pingado

Outra mistura de leite com café, bastante popular nos bares, padarias e botequins brasileiros, usualmente servida em copos americanos. Consiste em quantidade bem maior de leite, a qual recebe uma pequena dose de café – ou seja, um pingo da bebida.

Média (ou café latte)

Igualmente tradicional nas padarias e barzinhos do Brasil, trata-se de uma mistura de leite com café expresso, mais uma fina camada de espuma láctea. Ou seja, é quase que um pingado, mas com a adição da espuma do leite.

Macchiato

Mistura de café com leite vaporizado, ingrediente que suaviza a intensidade da bebida. Aquela palavra significa “manchado” em italiano, de modo que a espécie tem esse nome porque o leite vem simplesmente a manchar o café expresso.

Mocha

Versão mais sofisticada do café com leite, que tem um terço de leite vaporizado, um terço de espuma de leite e outro terço de expresso, recebendo ainda uma calda de chocolate. Pode ser finalizada desse modo mais simples, ou com a adição de chantilly, pó de cacau ou canela.

Cappuccino

Basicamente, uma mistura entre partes iguais de café expresso, leite e vapor de leite, servida em uma xícara de tamanho maior, com o acréscimo de um pouco de chocolate em pó, canela e açúcar. O vapor de leite pode ser substituído, em alguns estabelecimentos, por chantilly.

Café com Chantilly

Consiste simplesmente no café expresso com a cobertura de creme de chantilly.

Café com Panna

Trata-se do café expresso ou longo misturado com creme de leite fresco batido com baunilha. No Brasil, o creme de leite geralmente é substituído por cobertura de chantilly.

Independentemente do tipo de café que você mais aprecia, o importante é aproveitar tudo de bom que esta maravilhosa bebida oferece. Qual tipo você costuma beber no seu dia a dia?