Escolha uma Página

A próxima vez que você fizer um cafézinho em casa, pense duas vezes antes de jogar a borra de café fora. Acredite: ela pode servir de base para uma série de receitas para aproveitar para o tratamento da celulite, esfoliação da pele e até na eliminação de odores.

 

Mas… celulite?

Sim! Misture ¼ de uma xícara de borra seca de café e mais três colheres de sopa de água quente (preferencialmente 90ºC) e aguarde 10 minutos. Então misture duas colheres de sopa de azeite e aplique na área desejada. Massageie por 4 minutos e enxágue com água quente.

 

É excelente para esfoliação:

 

Misture bem quatro colheres de sopa de óleo de coco (ou de oliva ou de seu óleo preferido) com seis colheres de sopa de borra seca de café. Coloque em um pote hermético e mantenha em temperatura ambiente ou na geladeira. Essa mistura vai durar por semanas. Na hora de usar, pegue uma pequena porção com a mão e esfregue gentilmente em círculos na sua face. Enxágue bem. Em quantidades menores, mantenha a proporção.

É excelente para o jardim:

 

Para cuidar de formigas indesejadas, coloque um pouquinho de borra seca de café no lugar que elas costumam aparecer para mantê-las longe. Se quiser afastar os felinos, você pode espalhar a borra seca de café junto com casca de laranja pelo jardim. O cheiro forte faz com eles fiquem longe das plantas.

É excelente para odores:

Chega de sentir cheiro de cebola, alho ou outros alimentos na mão! Deixe um pouco de borra seca de café perto da pia. Basta pegar e esfregar um pouco nas mãos, enxaguar e pronto! Para retirar cheiro de alimentos dentro da geladeira, coloque a borra dentro de um potinho lá e deixe um tempo, a borra irá absorver o cheiro.

 

Importante:  a borra usada nessas receitas deve ser usada seca, já que a borra molhada pode mofar. Para secar borra da melhor forma: Ligue o forno em alta temperatura. Depois de aquecido, desligue-o e coloque a borra em uma forma rasa e deixe repousar. Repita o processo, se necessário. Armazene em um local seco.