Escolha uma Página

Durante anos estudiosos procuraram vestígios da renomada fonte da juventude. A fixação destes e outros pela eterna aparência viril faz com que exploradores, cientistas e arqueólogos dediquem sua vida a tal cura do envelhecimento. Mas, e se esse elemento estivesse mais próximo do que imaginamos?

Um grupo de cientistas americanos e britânicos descobriu algo extraordinário. Após analisarem a frequência com que diferentes populações consumiam o café, puderam perceber que aqueles que ingeriam ao menos uma xícara de café por dia se mostravam ser 12% menos propensos a doenças cardíacas, diabetes, câncer, derrames, doenças respiratórias e sintomas ligados ao fígado.

O resultado foi divulgado por dois novos estudos publicados no período científico, Annals of Internal Medicine, e de acordo com eles a maior longevidade está diretamente associada ao consumo de no mínimo três xícaras de café por dia. O motivo? Basicamente o fornecimento de substâncias antioxidantes e diterpenos, que interagem com o organismo.

Apesar das comprovações, os efeitos garantem apenas uma longevidade 18% maior que o esperado. De acordo com a professora de medicina da Universidade do Sul da Califórnia, Veronica Setiawan, não podemos garantir o efeito. “Não podemos dizer que beber café prolongará sua vida, mas vemos uma associação. Se você gosta de beber café, beba! Se você não é um bebedor de café, então precisa considerar se deveria começar”.