Escolha uma Página
Beneficiamento do Café

Beneficiamento do Café

O café é uma das bebidas mais apreciadas pelo brasileiro, mas até chegar à mesa, esse alimento passa por um processo complexo, que envolve diferentes etapas. Da plantação ao beneficiamento, o café tem segredos e fatores externos que podem influenciar no seu sabor, seu aroma e até mesmo na sua aparência.

Só para se ter uma ideia, o beneficiamento do café se divide em composição, torrefação, moagem, além de embalagem e armazenamento. Tudo isso é determinante para o produto final! Quer saber quais variáveis podem influenciar o beneficiamento do café no decorrer dessas cinco etapas? Então continue lendo o nosso artigo!

Limpeza e separação do Grão de Café

Após a plantação e colheita do café, o produto segue para o beneficiamento com impurezas e resíduos que devem ser eliminados. Através de métodos seletores (ar e peneira) e métodos lavadores (água), o café é purificado e começa a entrar em condições de consumo. Na verdade, a limpeza e a separação café influencia bastante na qualidade do café, pois são esses processos os responsáveis por eliminar terra, coquinhos, cascas, paus e pedras do meio dele. Além disso, a seleção realizada nessa fase do beneficiamento possibilita que o café seja classificado como leve ou pesado.

Umidade do ambiente

O café pode ser seco artificialmente ou naturalmente, sendo que o teor de umidade do produto é uma das variáveis mais importantes no processo de beneficiamento, pois ele influencia diretamente na coloração e na qualidade da bebida. Os limites de umidade admitidos variam de café para café e, enquanto algumas versões não podem passar de 30% de umidade, outras podem chegar a 60% sem nenhum prejuízo. Vale destacar que quanto mais homogêneo for o café selecionado, melhor será a secagem. Em relação ao beneficiamento do café, o ideal é que a umidade seja conveniente, a ponto do produto apresentar uma cor uniforme e não entrar em fermentação durante o processo.

Temperatura da Torra

Outra variável que influencia o beneficiamento de café é a temperatura, até porque, o excesso de calor combinado com a umidade pode fermentar o café e comprometer a sua qualidade. As temperaturas demasiadamente elevadas são notadas frequentemente nos processos de secagem artificial, mas o que nem todo mundo sabe é que isso pode prejudicar o tipo do café, deixando-o com uma coloração pálida e heterogênea.

Ponto de torra do Café

A torrefação é um dos aspectos mais importantes do beneficiamento do café e o ponto da torra é fundamental para ter um café delicioso, encorpado e bem aromático na xícara. O ponto de torra é definido pelo tempo que o grão fica exposto a cada temperatura. Vale destacar que isso vai interferir profundamente no sabor, corpo, aroma, acidez e também na finalização do café.

Fotor0324220226

Condições de armazenamento do Café

É crucial que o café seja armazenado em condições adequadas, caso contrário, todo o cuidado ao longo do beneficiamento será em vão. Especialistas alegam que o café precisa ser estocado em locais secos e ensolarado. Como se não bastasse, a umidade deve ficar entre 15% e 18%. Além disso, ao armazém deve ter boa ventilação, teto em perfeito estado e o mínimo possível de frestas.

Viu como diferentes variáveis podem influenciar o beneficiamento do café? Você sabia que todos esses aspectos podem afetar a qualidade do café que você bebe no seu dia a dia? Comente!