Escolha uma Página
café com leite

café com leite tradicional

Quem resiste a um café com leite bem quentinho logo pela manhã? Essa mistura tão barata, acessível e deliciosa está na mesa de boa parte dos brasileiros todos os dias e já se transformou em um item tradicional do cardápio matutino. Nós adoramos a combinação de café com leite e por isso dedicamos um post inteirinho a essa mistura imbatível. Quer saber tudo sobre a combinação desses dois ingredientes? Então vem com a gente!

Um pouco de história

É até difícil dizer quando as pessoas começaram a misturar café com leite, no entanto, alguns registros históricos revelam que essa combinação clássica se tornou famosa na Europa do século XVIII, quando surgiram os primeiros estabelecimentos que comercializavam a bebida. Os tradicionais Caffés europeus viraram então os principais pontos de encontro dos intelectuais da época e, muitas conversas eram regadas justamente a café com leite.

Os benefícios do café com leite

Pesquisas recentes apontam que o café com leite é uma bebida que auxilia no foco, estado de alerta e melhora do raciocínio lógico, tanto que os estudantes que consumem café com leite tendem a apresentar um melhor desempenho durante a aula, ficando mais atento e concentrado, o que eleva consideravelmente o nível de retenção do conteúdo. Muitas escolas já descobriram isso e incluíram o café com leite na merenda.

Preparos do café com leite

No dia a dia, misturamos o café com leite nas proporções e do jeito que bem entendemos. Há quem combine o café quente com o leite frio, existem quem não abra mão do leite fervido e tem aqueles que adoram um bom café pingado, com mais leite do que café no copo.

Outro preparo que pouca gente associa ao café com leite, mas originalmente o é, é o cappuccino. O cappuccino é a receita mais antiga (data do século XVII) de café com leite e, tradicionalmente essa bebida era preparada com leite, café e mel. A canela e o chocolate foram acrescentados muito tempo depois ao cappuccino.

Mais café ou mais leite?

Nem tudo são flores na relação do café com leite. Infelizmente, a cafeína diminui a absorção do cálcio, vitamina C e ferro contidos no leite. Nesse caso, o ideal é que haja mais leite do que café na sua xícara de café com leite. Além disso, assim como tudo na vida, o exagero no consumo da bebida pode ser prejudicial à saúde, portanto, modere!

Variações do café com leite

Nem só de cappuccino e pingado vive essa combinação! Confira a seguir outros tipos de café que se valem dessa mistura:

  • Tradicional: café filtrado com leite fervido em proporções similares
  • Mocha: mistura trifásica com café expresso, calda de chocolate e espuma de leite vaporizado.
  • Médio: popular nas padarias brasileiras, o café médio também é conhecido como cortado, latte ou café latte. Ele é a combinação de café expresso, leite vaporizado e uma camada fina de espuma.

Há ainda o Macchiato, Café com Panna, Café com Chantilly e Café Breve, que são mais famosos em outros países.

Dicas para fazer um bom café com leite

  • O café deve ser de boa qualidade e o leite de excelente procedência.
  • O preparo do café deve ser perfeito, pois o sabor da bebida interfere no resultado da mistura.
  • Cuidado com o excesso de açúcar, pois o bom café com leite é levemente e naturalmente adocicado.
  • O leite integral é mais encorpado e saboroso do que o desnatado.
  • Não ferva excessivamente o leite, pois isso compromete a consistência da bebida e faz com que parte das propriedades nutricionais se percam.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a bela mistura de café com leite? Como você prepara essa bebida na sua casa? Até a próxima e continue de olho no nosso blog!