Escolha uma Página

Closeup one burned coffee beans

Os grãos do café, assim que são colhidos da natureza, têm coloração esverdeada. Como será que o pó de café atinge a coloração amarronzada que geralmente vemos ao pegar uma porção para fazer a bebida? Isso acontece por causa do processo de torrefação ao qual os grãos são submetidos, o que vai formar não só sua cor mais escura, mas também a acidez, o corpo e o aroma do produto. A torra converte os mais ou menos 300 compostos originais em mais de 1000 diferentes! Mas esses aspectos podem variar muito em relação ao tipo de torrefação do café, e os graus de queima do grão cru determinam características diferentes para a bebida. Você gostaria de saber quais são esses tipos de torra?

Grão de Café com Torra Clara ou Light

Esse grau de torrefação acentua a acidez e o aroma do café, sendo aproveitada para os cafés extremamente finos e delicados. A altíssima qualidade do processo empregado preserva mais os óleos aromáticos da planta, ampliando a acidez, deixando sua fragrância mais suave, mas em compensação desenvolve seu corpo e diminui o amargor da bebida. A temperatura padrão para torrar os grãos varia de 180 a 240ºC e, no caso da torra média, o tempo mínimo é de sete minutos para se atingir uma cor ligeiramente amarronzada ou bege. Muito apreciada pelos norte-americanos, sendo ótima para o uso em máquinas de café expresso, este tipo de torra também é conhecido pelas designações de “New England”, “Half-city“ ou “Cinnamon”, devido à cor semelhante à da casca da canela.

Grão de Café com Torra Média ou Medium

Aqui, chega-se ao balanceamento entre as quatro principais características do café, que são corpo, acidez, aroma e amargor. A torrefação regular acentua o corpo da bebida, deixando-a com um sabor um pouco mais rústico e aveludado. As cores do grão variam bastante, entre várias tonalidades de marrom e marrom avermelhado, após um processo que pode demorar de nove a onze minutos. Esta espécie é a ideal para ser utilizada em coador de pano ou filtro de papel.

Fotor0324220226

Grão de Café com Torra Escura ou Dark

Um tempo de torrefação maior, de doze a treze minutos, deixa os grãos de café mais escuros e mais saborosos, pois a bebida resultante é menos ácida e levemente mais amarga. O cuidado neste caso é para não exagerar a ponto de “queimar” de vez os grãos, acentuando-se demais o amargor e praticamente eliminando a acidez e o corpo da bebida. O sabor da bebida fica mais robusto, já que é feita de grãos que apresentam um pouco de óleo na superfície. Também é conhecida como “Espanha”, “Cuba” ou “French-roasted”. Quando os grãos são torrados por mais ou menos quinze minutos, a cor fica realmente muito escura e dá origem a um café bem forte, aromático e saboroso, porque chegam ao ponto em que começam a desprender fumos e seus açúcares naturais tornam-se caramelizados.

De modo geral, quanto mais escura a torra, menos ácido será o café, e quanto mais leve for a torrefação, menos aroma a bebida apresentará. Na torra escura, o café também fica menos encorpado. Nos aspectos de corpo e aroma, o ideal equilibrado fica entre uma torra média e média-escura, mas sem dúvida alguma a qualidade do café selecionado vai ter influência para além do processo de torrefação que vier a sofrer.

E então, já escolheu a torra do seu próximo cafezinho? Compartilhe suas preferências conosco!