Escolha uma Página
Você conhece as regras de etiqueta para tomar café?

Você conhece as regras de etiqueta para tomar café?

Saber se portar, não só em grandes eventos, como também nas situações corriqueiras como para tomar café expresso no dia a dia é muito importante. Nesse sentido, a etiqueta é fundamental até mesmo na hora de servir e tomar o tradicional cafezinho. Quer saber como servir café com elegância e se comportar corretamente na hora de tomar a bebida na sua casa e em outros lugares? Então confira as principais regras de etiqueta em relação ao café!

Cumpra bem o papel de anfitrião

Se além de amante de café, você for o anfitrião, cumpra bem o seu papel e nunca deixe uma visita sair da sua casa sem oferecer um café fresquinho e de boa qualidade. A bebida pode ser servida na sala de estar ou em uma mesa posta, acompanhada de biscoitinhos amanteigados, petit fours e bolos. No mais, não ofereça café adoçado e sempre traga na bandeja, além da garrafa térmica, o adoçante, o açucareiro e o creme.

Pense na apresentação do seu café

Um ponto importante é pensar na apresentação do café, escolher belas louças e se certificar de que a bandeja está limpa impecavelmente. Vale destacar que nem sempre as lavadoras de louça removem completamente as manchas de gordura e batom, por isso, redobre a atenção! Na hora de servir, a xícara deve estar sobre o pires, acompanhada de uma colher de café, sendo que a ponta da colherinha deve ficar voltada para a direção da asa da xícara.

Porte-se bem à mesa

Por mais que seja um simples cafezinho, você deve ser educado e delicado à mesa para evitar que você se queime ou que respingos manchem a toalha. O café deve ser tomado pausadamente, os cotovelos não devem ser apoiados no móvel e a xícara jamais deve ser segurada com as duas mãos. Essas são regras básicas!

Use a colher de forma adequada

Assim que você receber a xícara, adoce o café a seu gosto e mexa com a colher procurando fazer o mínimo de barulho. Concluída a mistura, coloque a colher sobre o pires imediatamente. Uma gafe muito comum é provar o café com a colher após colocar o açúcar, mas você deve evitar esse erro a todo custo.

Nunca assopre o café quente

O mais indicado é esperar que a temperatura fique agradável e apropriada para o consumo. Quando o café estiver com a temperatura amena, beba com calma e sem fazer barulho.

Espere o anfitrião ou o empregado recolher a xícara

Ao terminar de tomar café, nunca devolva a xícara diretamente para o anfitrião. Coloque na mesa ou se você estiver no sofá, permaneça segurando a xícara e espere alguém recolher.

Fotor0324220226

Seja agradável

A hora do café é um momento bem social, portanto, priorize as conversas e assuntos agradáveis. A descontração é bem-vinda, mas não exagere na dose! Além disso, elogie a recepção e nunca critique o sabor do café, ainda que a bebida não esteja a seu gosto.

E aí, você gostou das nossas dicas? Coloque-as em prática no seu dia a dia e aproveite o sabor do café com muita elegância e sofisticação. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!