Escolha uma Página

Você que é um bom entendedor de café sabe  que é Aeropress?

aeropress_08

Prensa Americana – Aeropress

Mesmo que você seja um tremendo apreciador de café, provavelmente está acostumado com as maneiras mais tradicionais de se fazer a bebida: com o coador, com as cafeteiras de fogão, com as máquinas de expresso ou aquelas elétricas. Pode ser que já tenha visto ou até provado um café feito em uma prensa francesa, que traz um sistema de êmbolo de compressão para filtrar o café dentro de uma jarra transparente. Entretanto, dificilmente deve ter ouvido falar sobre a prensa americana – ou, como é mais conhecida: a Aeropress. Que tal saber mais sobre ela?

O que é a Aeropress?

Pode-se dizer que a Aeropress é uma versão norte-americana para a prensa francesa, que já é por si só bastante singular, e por isso a prensa americana também escapa dos modos mais corriqueiros de preparar o café. Ela foi criada em 2005 pelo inventor estadunidense Alan Alder, que é especializado na indústria de brinquedos. Seu produto mais conhecido até então foi o Aerobie, um disco em formato de anel que pode ser lançado de uma pessoa para outra e que já vendeu mais de 20 milhões de unidades. Mas com o Aeropress ele inventou um maravilhoso brinquedo de gente grande!

Como funciona o Aeropress?

A máquina não apresenta peças complicadas ou espalhafatosas. Ao contrário, ela é feita quase que completamente de plástico e borracha, sendo muito barata para se adquirir. Seu sistema de funcionamento é muito simples, composto basicamente por um êmbolo separado e uma base onde se coloca o filtro de café, a qual se conecta a um cilindro transparente.

O pó de café é colocado sobre o filtro e, em seguida, acrescenta-se a água quente. Finalmente, coloca-se o êmbolo no bocal do cilindro onde está a mistura e empurra-se o líquido para baixo, na direção do filtro que está na parte inferior da estrutura. O café, já pronto para beber, sai por baixo e cai no copo ou recipiente que o preparador colocou para receber a bebida.

O processo acaba sendo um pouco parecido com o uso tradicional do coador, mas o emprego do pistão diminui o tempo de contato entre a água e o café e aumenta a pressão de preparo, o que oferece um café com a mesma força do expresso, porém com menos acidez e amargura. Do mesmo jeito que se pode testar em outros equipamentos, aqui também é possível usar diferentes temperaturas de água, experimentar lotes diversos de café, alterar a espessura dos grãos e o tempo de extração, e assim por diante.

Fotor0324220226

E como posso ver ou adquirir uma dessas?

Embora você talvez possa não ter visto a máquina por aqui, o uso do Aeropress já é famoso em várias cafeterias e bares hypes de Londres, Nova Iorque e, sobretudo, em algumas cidades da Escandinávia, Bélgica e leste europeu. Para se ter uma ideia, existe um Campeonato Mundial de Aeropress, anualmente realizado desde 2008, e as edições foram vencidas por belgas, um norueguês, um polonês e uma dinamarquesa.

Se houver algum estabelecimento cult na sua região, pode ser que você veja uma dessas por lá. Mas você consegue saber mais sobre ela na internet ou na nossa pagina de videos que tem alguns especias de Aeropress.

Além das vantagens acima, este tipo de prensa pode ser usado para preparar outras bebidas, como o cappuccino e chá. Além disso, as partes da prática maquininha são facilmente laváveis, deixando tudo limpo em poucos segundos. Não é preciso desencaixar uma enorme variedade de componentes, esfregar pontos críticos, nem quebrar a cabeça com cantos e acessos difíceis de alguns itens. Basta dispensar o filtro e as borras de café na lixeira, e lavar as peças sob a torneira da cozinha. Tudo estará pronto para usar novamente!

E então, ficou interessado em ver uma dessas ao vivo e fazer seu café em uma Aeropress?