Escolha uma Página

A descalcificação é um procedimento importante que deve ser realizado periodicamente para evitar danos à sua cafeteira. Trata-se apenas de uma manutenção rotineira da máquina, que, inclusive, pode ser evitada.

A calcificação da máquina está relacionada ao pH (nível de acidez) da água que você usa para produzir as bebidas. Depois de um número de doses ou litros de bebidas servidas, que é pré-determinado pelo software de cada máquina, ela precisa que seja realizado o processo de descalcificação.

O problema ocorre pelo acúmulo de calcário, um depósito de carbonato de cálcio, formado por uma reação química durante o aquecimento da água. Sendo assim, a descalcificação consiste em retirar resíduos sólidos de cálcio (calcário) provenientes da água, retidos nas caldeiras da máquina de café.

Entretanto, a calcificação só acontece quando a água utilizada para produzir as bebidas é alcalina, com pH superior a 7. Em algumas cidades a água fornecida pelas companhias públicas é mais ácida (pH abaixo de 7). Nesses casos, a própria passagem do líquido durante o funcionamento normal da máquina estará fazendo a descalcificação.

 

Mas como descalcificar minha máquina?

Despeje 500ml de água no reservatório;

Dissolva 2 colheres de ácido cítrico (pode ser encontrado facilmente em farmácias de manipulação, lojas para laboratório, ou suco de limão);

Desencaixe o porta-filtro e coloque um recipiente embaixo da máquina para aparar a água;

Ligue a máquina até que o indicador de temperatura para café esteja OK e aperte o botão para ligar;

Extraia metade da solução neste processo;

Desligue a máquina;

Deixe a solução agir por 15 a 20 minutos;

Ligue novamente e extraia o restante da solução;

Para enxaguar, encha o reservatório com água limpa e extraia água até o mesmo ficar totalmente vazio por 2 vezes.

 

Posso fazer a descalcificação da cafeteira com vinagre?

Em alguns sites ou vídeos no Youtube, recomenda-se o uso do vinagre para a descalcificação da máquina. Embora seja composto principalmente de ácido acético e água, o vinagre não é recomendado para descalcificar a cafeteira.

Outros agentes descalcificantes caseiros também devem ser evitados, principalmente aqueles baseados em ácidos minerais (como ácido sulfúrico, hidroclorídrico ou sulfâmico). Esses ácidos poderão danificar o sistema de tubulação da sua cafeteira.