Escolha uma Página

efeito do álcool

Será que o efeito do álcool realmente diminui ao beber Café? Para sanar esta dúvida primeiramente precisamos entender como ambos atuam em nosso corpo.

Qual é o efeito do álcool?

 

O álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central, porque reduz sua atividade ao dificultar a comunicação entre os neurônios do cérebro. Neste processo, o álcool altera a composição da membrana dos neurônios, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos. Isso faz com que a pessoa fique sem coordenação motora, sonolenta e desequilibrada.o efeito do café

A duração dos efeitos do álcool no organismo está relacionada com o tempo que o fígado demora a metabolizar o álcool. Em média, o corpo leva 1 hora para metabolizar apenas 1 lata de cerveja, por isso se o indivíduo tiver bebido 8 latas de cerveja, o álcool estará presente no organismo por, pelo menos, 8 horas.

 

O álcool faz com que a pessoa fique sem coordenação motora, sonolenta e desequilibrada

 

Enquanto isso, a cafeína presente no café tem exatamente o efeito oposto. Ela intensifica a passagem das mensagens entre os neurônios, amenizando o efeito provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas. Para reduzir o efeito da bebedeira, o café deve ser ingerido sem açúcar, pois essa substância dificulta a absorção da cafeína pelo organismo, prejudicando sua ação.

 

Saiba também 5 fatos curiosos que todo amante de café deveria saber

 

o efeito do café

Portanto…

A cafeína não acelera a metabolização do álcool. No entanto uma grande dose de cafeína pode neutralizar os efeitos negativos do álcool sobre a memória. Mas a sensação de tontura permanece. Aliás, vale lembrar que ingerir café após o consumo de bebidas alcoólicas pode tornar mais difícil para a pessoa perceber que ainda está sob o efeito do álcool. Essa sensação pode colocar o alcoolizado em perigo por achar que ele pode dirigir, por exemplo.