Escolha uma Página

Um dos maiores aliados do preparo do café é a cafeteira. Poucos sabem, mas ela foi inventada no século XIX, mais exatamente no ano de 1802. O dono da ideia foi o farmacêutico francês François-Antoine Descroisilles. Ele construiu o aparelho – que foi batizado de caféolette – com dois recipientes sobrepostos e separados por um filtro.

Poucos anos depois da invenção da caféolette, também na França, o químico Antoine-Alexis Cadet de Vaux apresentou ao mundo a cafeteira de porcelana. Os materiais utilizados por ele eram de melhor qualidade do aparelho criado por seu compatriota Descroisilles.

Em 1822, o protótipo da máquina de café expresso surgiu também em território francês. Ela chegou a ser apresentada na Feira Mundial, sediada em Paris, em 1855, mas apenas na Itália que ela saiu do papel.

O responsável pela popularização da máquina de café espresso foi o milanês Achille Gaggia. Em 1938, ele patenteou uma inovadora máquina de café sem vapor. Apenas em 1949 ele lançou o aparelho para o uso em diversas cafeterias do mundo.