Escolha uma Página
Café Descafeinado

Café Descafeinado

Café Descafeinado?

Parece até estranho pensar em café com baixo teor de cafeína, mas essa bebida existe e tem ganhado cada vez mais adeptos. Estamos falando do café descafeinado. Esse tipo de café oferece inúmeros benefícios para o corpo, como o auxílio na prevenção do câncer, proteção do fígado e redução dos níveis de glicose no sangue.

Por causa desses benefícios e em função da busca por um estilo de vida saudável, o café descafeinado tem se popularizado bastante, mas pouca gente sabe como funciona seu complexo processo de produção. Para receber esse título, ele precisa ter pelo menos 97% da cafeína retirada.

Quer saber como o café descafeinado é feito? Então continue lendo o nosso artigo!

Como começou o processo de descafeinamento?

O café convencional contém entre 800 e 1.500 compostos químicos distintos. Isso faz com que seja extremamente desafiador extrair a cafeína (em qualquer quantidade que seja) sem modificar o sabor original da bebida.

Para vencer esse desafio, o processo de descafeinar vem enfrentando mudanças desde sua criação em 1903. O procedimento centenário foi desenvolvido por Ludwig Roselius, um químico alemão que descobriu uma maneira de tirar a cafeína do café sem mudar significativamente o sabor usando cloreto de metileno para essa finalidade. Muitas marcas comercializaram o café descafeinado utilizando o método de Roselius, o que deu muito certo até a década de 80.

Os anos 80 e as novas técnicas de descafeinar café

Em 1980 o cloreto de metileno foi identificado como uma substância cancerígena, o que levou a indústria do café a desenvolver novas soluções para manter disponível o produto no mercado. Hoje em dia existem vários outros métodos para retirar boa parte da cafeína do café. Veja cada um deles a seguir:

Método da água

O método da água é bem simples. A água quente ajuda a dissolver a cafeína, que depois é removida da água com o auxílio de um solvente orgânico. Vale destacar que o solvente impede que outras substâncias sejam dissolvidas, preservando as propriedades e o sabor do café. Concluída essa estapa, a água sem cafeína, mas com os sabores do café, é colocada de volta nos grãos e seca em seguida.

Método do gás carbônico

Outra solução frequentemente utilizada para descafeinar o café é o processo que extrai a cafeína e depois a transforma em gás carbônico, mais precisamente em um estado químico chamado de supercrítico — que não é gasoso, nem líquido, nem sólido.

Método de lavagem dos grãos

Existe também um processo de lavagem dos grãos, feito com água bem quente, saturada com compostos químicos do café, menos a cafeína. Isso faz com que apenas ela seja dissolvida na água, que é descartada logo depois.

Curiosidades sobre o processo de descafeinamento

  • O processo de descafeinamento é realizado com o grão maduro, cru e recém-colhido para manter o sabor característico do café.
  • Se o café fica muito tempo de molho, além de retirar parte da cafeína, o sabor pode ser alterado.
  • O sabor do café descafeinado e o teor de cafeína dos produtos varia de acordo com a marca, lote, forma de preparo, etc.
  • A cafeína também pode ser removida através de uma caldeira de alta pressão e filtro de carvão.

E você, gostou de saber mais sobre a produção do café descafeinado? Você já provou esse tipo de café? O que acha do sabor? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente!