Escolha uma Página

making coffee 2

Durante muito tempo, o tradicional coador de pano do café  foi a principal opção no preparo do café, entretanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias e descoberta de novos materiais, surgiram alternativas mais práticas e higiênicas. Quer saber mais sobre os métodos frequentemente utilizados para coar café? Então confira o nosso artigo!

Coar o Café no Pano

Do tempo da vovó, o coador de pano ainda continua sendo utilizado por muitos brasileiros, tanto que de acordo com a Abic, 97% dos consumidores de café costumam tomar a bebida coada em filtros de tecido ou papel, dispensando máquinas e filtros mais modernos. Especialistas alegam que o coador de tecido pode ser usado, mas sempre que alguém for utilizar um filtro de pano pela primeira vez, é preciso fervê-lo, pois a goma presente no tecido pode alterar o aroma e sabor do café. Outra medida importante, é lavar o coador de tecido apenas com água em abundância. Nunca use detergente ou alvejante nesse utensílio!

Coar Café com Titânio

O coador de titânio tem a grande vantagem de não afetar o sabor, aroma e a cor da bebida. Como se não bastasse, ele é antialérgico, não corrosivo e antimicrobiano. O coador de titânio é também um ótimo condutor de calor e ajuda a manter a temperatura da bebida na medida certa para o consumo. Vale salientar que esse tipo de coador possui uma malha fina metálica que não absorve os óleos essenciais do café. O único ponto negativo é que com esse coador, normalmente sobram sedimentos na xícara.

Coador de café de Papel

Se você não gosta dos sedimentos deixados pelo filtro de titânio, a melhor pedida é apostar no filtro de papel. Os filtros de papel foram criados em 1908 e nasceram de fato para mudar os rumos do preparo de café. Prático de usar, esse material descartável virou mania entre donas de casa brasileiras na década de 60. De lá para cá, esse produto se popularizou e ganhou status de queridinho dos amantes de café. Dentre as principais vantagens do filtro de papel, estão a filtragem mais rápida e o fato do processo não causar a alteração no aroma da bebida. Há de se ressaltar que por ter as tramas mais fechadas, o filtro de papel apresenta uma maior retenção durante o preparo, fazendo com que o café fique mais brilhante e um pouco menos encorpado do que o café feito em coador de pano.

Fotor0324220226

Coador de Polipropileno

Os filtros de polipropileno possuem um superdiferencial: são altamente sustentáveis. Esses filtros podem ser higienizados e reutilizados várias vezes. É só lavar com água e deixar o material secar naturalmente. Como a matéria prima dos filtros de polipropileno não é retirada de florestas, isso garante uma maior preservação ambiental.  Cumpre acrescentar que o polipropileno é produzido a partir de fibras plásticas  e microfibras que agilizam a sua degradação.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de coadores e filtros de café?

Qual deles você costuma usar em casa?

Prefere as máquinas de café? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Continue ligado no nosso blog e até a próxima!