Escolha uma Página
Café Expresso

Café Expresso

A qualidade de um bom café expresso não está relacionada somente ao uso de bons grãos no preparo da bebida. Talvez seja um pouco difícil para o consumidor eventual prestar atenção em tantos detalhes, mas o hábito de se experimentar os expressos com certa frequência ajuda na assimilação das características que vão indicar a qualidade de uma ótima bebida. Descubra alguns aspectos que você deve levar em consideração na hora de aproveitar um expresso de excelente qualidade!

A higiene do local e do barista

O preparo do café pode se assemelhar a um ritual, mas a higiene é um padrão elogiável a ser ressaltado em qualquer processo de elaboração de alimentos. Não só o barista, neste caso, precisa demonstrar asseio, mas também durante o manuseio dos equipamentos e apetrechos da máquina de fazer café. A grade deverá estar bastante limpa, e o porta-filtro precisa ter as borras de café retiradas com pano escuro ou varridas com pincel especial.

O cumprimento das etapas de preparação do Café Expresso

Outro aspecto a ser considerado é verificar se os grãos estão sendo moídos na hora. O barulho característico da máquina de moagem é o principal indicativo de que o processo está sendo cumprido naquele instante. Logo após colocar o pó moído no reservatório adequado, o barista vai compactar o material e acoplar o porta-filtro na máquina. É importante que a água que estiver retida no aparelho seja totalmente retirada, o que os especialistas chamam de “flush”, recurso que vai limpar a tela de dispersão para o uso futuro, eliminando-se quaisquer resíduos anteriores. Depois, o barista vai engatar a peça e fazer a extração do expresso. O cliente pode observar todas as etapas de feitura, com tranquilidade.

As características peculiares do Café Expresso

Quando o expresso chegou à mesa ou ao balcão do estabelecimento para ser servido, é o momento de observar as características mais específicas da bebida. Tudo o que antes foi visualizado, na verdade, serviu como um conjunto de pré-condições para se acreditar que o café a ser degustado teria uma qualidade apropriada, mas depois de extraído será possível uma avaliação bastante evidente acerca de suas propriedades.

O primeiro bom indício é em relação ao creme existente sobre o café, que deve ser encorpado e consistente, de preferência na tonalidade de avelã ou caramelo-avermelhada. A espessura da espuma pode variar em alguns milímetros, mas não deve ser possível enxergar o líquido preto propriamente dito que vem por baixo desse creme, mesmo que este esteja um pouco tigrado. Quem for adoçar a bebida poderá perceber a elasticidade da espuma, que resiste um pouco à descaída do açúcar ou do adoçante através de sua estrutura. Quanto melhor for o creme, mais difícil será de desconstruir, além de deixar mais marcas nas bordas da xícara. A cor do café é geralmente bem escura, em contraste com o creme marrom-claro, e não pode ter manchas brancas, que é um sinal de que o barista tirou o café há muito tempo.

Fotor0324220226

Misture e aproveite o Café Expresso

O ideal é que a pessoa misture o creme ao líquido escuro com uma colher, visto que o maior amargor da bebida encontra-se na espuma, de forma a poder aproveitar a bebida como um todo. Por isso, não se deve demorar a tomar o expresso, logo que chega para ser apreciado, já que o creme começa a se dissipar com o tempo. Se a bebida tiver ótima qualidade, estima-se que seu sabor permanecerá na boca de quem a apreciou por pelo menos 40 minutos ou uma hora.

A observação de todas essas características vai ajudar o consumidor a adestrar seu olhar para quando for conhecer novos estabelecimentos, deixando-o mais criterioso não apenas com a escolha do lugar, mas também com a preferência do café que vai beber. Você vem observando e identificando bem a qualidade do café que está consumindo por aí?