Escolha uma Página
Características do Café Espesso

Características do Café Espesso

Algumas pessoas confundem ou simplesmente não prestaram atenção, mesmo já tendo visto a bebida sendo aprontada, mas na verdade o termo “café expresso” não é um tipo de bebida – refere-se a um método de preparação do café. Através deste procedimento, acontece a passagem de água quente, em temperatura que não a deixa ferver e sob alta pressão, através do reservatório onde está alocado o pó de café moído. Este tipo de extração apresenta como resultado uma alta concentração de sabores e substâncias numa xícara de café. Você conhece as características de sabor de um café expresso?

Os segredos do café pressionado

Comumente, o expresso feito em máquina industrial é tirado sob pressão de 9 a 10 atmosferas (ou bars). É por isso que o método é chamado de “expresso”, levando em conta o sentido de pressionar ou espremer, da palavra original italiana “espresso”, e não o contexto de ser um processo rápido ou célere de extração da bebida. Exatamente por isso, o café expresso é mais denso, consistente e forte do que o café coado, que mantém contato com a água por muito mais tempo.

As propriedades do café expresso

Pela mesma razão de ter sido feito sob pressão, tanto o aroma quanto o sabor do café são mais acentuados e peculiares em comparação com o café feito de outras maneiras que não utilizam a pressão como método de extração. A acidez do expresso também é mais acentuada e o amargor fica em sua maior parte concentrado na espuma decorrente do processo. Esta deve ser misturada na bebida, com uma colher, passando a influenciar consideravelmente no sabor final do café. Vale dizer que o expresso é muito mais cremoso, por conta de ter sido feito sob pressão.

Fotor0324220226

O que influencia no sabor do café

Os especialistas e admiradores do café concordam em dizer que o máximo sabor da bebida é conseguido através do processo que usa a pressão para sua extração. O creme que fica na superfície é formado por pequenas bolhas de gás que ajudam a preservar o calor da bebida e ao mesmo tempo manter os sabores e aromas por muito mais tempo. Mas, além da espuma e, obviamente, das características próprias do fruto, o prazer gustativo de quem bebe uma xícara de expresso é influenciado por diversos aspectos desta bebida complexa. O sabor é induzido pelo aroma, que diz respeito à percepção olfativa da bebida, pela acidez, que toma forma no ponto de torrefação do café, e no grau de doçura, que é proveniente de grãos maduros e da caramelização no processo de torra. Ainda há influência do amargor, que é o efeito do gosto produzido pela cafeína no meio da língua e na garganta, e do corpo da bebida, que é aquela sensação causada na boca pela persistência no paladar.

Diz-se que, se o café expresso tiver sido bem preparado e usado matérias de boa qualidade, o sabor da bebida poderá permanecer na boca de seus apreciadores por até uma hora após ter aproveitado deste elixir. E você, como tem aproveitado o sabor de seu expresso?