Escolha uma Página

top view of retro manual coffee grinder

Você sabia que o jeito de guardar e conservar o café pode interferir diretamente no aroma e no sabor da bebida? Pois bem, não basta comprar um pó de qualidade, acertar a temperatura da água e usar as proporções exatas no preparo. É preciso conservá-lo adequadamente, a fim de preservar as propriedades do produto. Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas que listamos para armazenar o café corretamente. Vem com a gente!

Para conservar o seu café, sempre que possível, opte por café em grãos

Na verdade, a forma de guardar o café em grão e o café em pó é exatamente igual, porém, você deve dar preferência à compra do café em grão, pois o café em pó perde boa parte de suas propriedades aromáticas no processo de moagem. Já o café em grãos é mais recomendado, uma vez que conserva as características de sabor e aroma, garantindo assim um café mais encorpado e intenso.

Prefira as embalagens menores

Após ser aberto, o café dura aproximadamente quinze dias quando é mantido em temperatura ambiente. Se ele é armazenado na geladeira, esse tempo pode se estender para um mês. Sendo assim, se o consumo da bebida na sua residência não for muito grande, o mais indicado é que você compre porções menores, para não comprometer a validade e desperdiçar parte do produto. Vale destacar que pacotes de 250 gramas dificilmente serão perdidos em casas onde há o consumo diário de café.

Para conservar o seu café, mantenha o café longe da luz

O café deve ser armazenado dentro do armário ou na dispensa, mantido bem longe da luz e de outros produtos com odores fortes, a exemplo dos materiais de limpeza e temperos. Essa medida ajuda a conservar o aroma do café, sem impregná-lo com cheiros diferentes.

Fotor0324220226

Coloque o café em um pote escuro

Ao tirar o café da embalagem original, coloque o pó ou os grãos em um pote escuro bem fechado. Se você não tiver um pote de cor escura, que isole a entrada de luz, calor e umidade, mantenha o produto na embalagem original, mas sempre deixe o pacote fechado com um prendedor.

Para conservar o seu café, guarde na geladeira, mas tome alguns cuidados

Muitas pessoas guardam o café na geladeira, acreditando que ele ameniza os outros odores. Isso de fato acontece, pois o café absorve os aromas próximos a ele e de quebra espalha a sua essência onde quer que ele esteja. Guardar o café na geladeira também aumenta a durabilidade do produto, se compararmos com a conservação em temperatura ambiente.

Mas tem um detalhe: assegure-se de que o pote ou a embalagem estão bem fechados, caso contrário, o sabor e o cheiro da bebida podem ser alterados. Especialistas afirmam ainda que quando o café for armazenado na geladeira, você deve retirar uma porção sempre que for preparar a bebida. Essa porção deve alcançar a temperatura ambiente antes de ser preparada.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática no seu dia a dia? Como você guarda o café? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!