Escolha uma Página

Será que se digitarmos no Google Tradutor uma palavra indígena obteremos uma resposta para o seu significado? É, não tem língua indígena no Google Tradutor, mas tem uma forma de pesquisa que se chama “detectar idioma” e, se clicar nessa opção e digitar a palavra “Catuaí”, grão destaque do mês de setembro do ClubeCafé, vai aparecer como “detectado – português” e a tradução como “Catuaí”. Mesmo que o resultado dessa pesquisa demonstre que as palavras indígenas não aparecem traduzidas, há que se reconhecer que há muitos descendentes indígenas na América do Sul e do Norte e, que só no Brasil há mais de 200 línguas indígenas catalogadas e ainda há muitas faladas diariamente. Isso sem contar as diversas palavras que usamos no nosso vocabulário que são de origem indígena e nem nos damos conta, como por exemplo, alguns nomes de grãos de café do tipo arábica como o Catuaí, Acaiá, entre outros.

E na culinária? Que heranças os índios nos presentearam? Muitas. Há pratos que nem tem nome indígena, mas foram criados a partir de seus costumes. Já comeu um “beiju”? Não, tem certeza? É bem provável que já tenha degustado uma xícara de café com uma deliciosa Tapioca, que é feita exatamente como o Beiju dos índios. Até a pipoca, que sempre cai bem com um cafezinho, tem origem de como os índios consumiam o milho.

Mas, prepare seu café e acompanhe outra viagem ao mundo indígena. Aliás, aos assinantes do ClubeCafé, já contamos que a palavra catuaí significa ótimo ou muito bom, e, esse nome se tornou fonte de inspiração, até para 2 shoppings centers: o Catuaí Shopping Londrina e o Catuaí Shopping Maringá. Até poderiam ter escolhido o nome “Catuaí” pelo que significa, como se trouxesse bom agouro aos empreendimentos, mas, na verdade, receberam esse nome pela importância que o café representa nas regiões de Londrina e Maringá, já que essas cidades fazem parte da rota do café no Estado do Paraná. E, para completar a homenagem, dois grãos de Catuaí fazem parte da logomarca dos shoppings, acentuando o “í”. Belíssima homenagem ao grão de café e aos povos indígenas, afinal, todo brasileiro deve se orgulhar dos nativos que cuidaram e ainda cuidam bem das terras Tupiniquins. Aliás, quem ainda lembra do que nos ensinam sobre a história do Brasil, sabe que chamam nossa terra carinhosamente de Tupiniquins porque foi uma tribo Tupi que recepcionou os portugueses quando aqui aportaram pela primeira vez.

E olha os índios de novo sendo homenageados em nomes dados a Bairros de várias cidades do Brasil e que se tornaram também nomes de outros shoppings, como: Tatuapé, Tamboré, Manaíra, Itaquera, Araguaia, Ibirapuera. Pode-se concluir que além de homenagear os índios, também homenageiam o início da história do Brasil, afinal, recorde que quando os portugueses começaram os primeiros contatos com os índios, utilizaram o escambo – a troca de mercadorias, como uma forma de dialogar e promover um entendimento pacífico, posto não falarem a mesma língua. E, no fundo, todo shopping nada mais é do que um aglomerado de lojas para se trocar dinheiro por mercadorias, não é mesmo?

Então, façamos um brinde a todas as línguas indígenas e, nada melhor que um cafezinho com o grão Catuaí, o selecionado pelo ClubeCafé do mês de setembro!