Escolha uma Página
Características do Café em Grão Torrado

Características do Café em Grão Torrado

Existem vários tipos de café e os dois mais populares são o café em pó e o café em grão. Enquanto o café em pó é mais acessível, barato e possui um sabor menos acentuado, o café em grão é bem mais forte, encorpado, aromático e preserva a pureza da bebida. Quer saber quais são as principais características dos cafés em grãos tipo Arábica e Robusta? Então continue lendo o nosso artigo e delicie-se com essas informações. Vem com a gente!

Características do Café em Grão Arábica

O grão Arábica é considerado o grão que produz os melhores cafés, pois o aroma e a doçura são mais intensos e marcantes, além de possuírem muitas variações de corpo, acidez e sabor. Justamente por isso, os cafés gourmets e especiais utilizam integralmente os grãos do tipo Arábica.

Também conhecido como Coffea Arábica, esse grão é uma espécie muito perfumada e diferenciada, tanto que exige cuidados bem específicos durante o cultivo e beneficiamento. Só para se ter uma ideia, as condições ideais de produção exigem um cultivo em grandes altitudes (entre 600 e 2000 metros). Quanto maior for a altitude, melhor é o grão Arábica. Vale acrescentar que o grão originário da Etiópia possui formato oval alongado e cor verde azulado antes de ser torrado. Para completar, essa espécie de grão tem menos cafeína do que os grãos Robusta.

Variedades de Café Arábica:

  • Bourbon – essa variedade tem aroma intenso, textura achocolatada, suavidade e sabor adocicado.
  • Catuaí – ele é suave e possui média acidez, tanto que pode ser tomado sem açúcar. Além disso, pode ser vermelho ou amarelo.
  • Mundo Novo – café de excelente qualidade por conta da uniformidade na maturação.
  • Caturra – esse café tem características similares às do Bourbon, tanto em relação à textura, quanto ao sabor.

Características do Café Grão Robusta

O café Robusta foi descoberto e classificado no final de 1800. Desde então, a planta se popularizou na Ásia, África, Indonésia e também no Brasil. Atualmente o café Robusta representa aproximadamente 25% da produção mundial de café. Ele pode ser cultivado em altitudes menores e resiste muito bem a climas quentes e úmidos. Como se não bastasse, o grão é mais resistente a parasitas e a planta floresce várias vezes no ano, o que garante boas possibilidades de plantio e colheita.

Também conhecidos como Conilon ou Coffea Canephora, os grãos do tipo robusta possuem mais cafeína que os grãos Arábica, a cor antes da torra é um tom amarelo-esverdeado e o formato é arredondado e irregular. Cumpre acrescentar que o sabor do café Robusta é achocolatado e a textura é menos pronunciada.

E você, sabe tudo sobre café? Prefere grãos do tipo Arábica ou Robusta? Para sabores e aromas mais sofisticados, o Arábica é a melhor alternativa, mas há quem goste de fazer um blend misturando as duas espécies. Não há muitas regras! O que manda é o paladar e o gosto do freguês, mas a gente confessa: somos loucos por café Arábica! Até a próxima e continue de olho no nosso blog!