Escolha uma Página

O mundo econômico gira em torno à Bolsa de Valores de Nova York, uma das principais instituições financeiras do planeta.  Poucos sabem, mas a origem desse pregão tão influente tem início no café. O começo das operações financeiras desta cidade dos Estados Unidos foram realizadas em uma cafeteria: a Tontine Coffee House.

Fundada em 1793, na famosa Wall Street, a Tontine Coffee House passou a abrigar os pregões da Bolsa de Nova York. O estabelecimento era um lugar de reunião para agentes de seguro, corretores, negociantes e políticos.

O nome da cafeteria era em homenagem à tontina, uma associação de pessoas de diferentes idades, em que o capital dos que morrem passa aos sobreviventes, seja por partilha entre eles, seja pela constituição de uma renda vitalícia, medida criada pelo italiano Lorenzo di Tonti.

A Tontine Coffee House abrigou a Bolsa de Valores até 1817, quando as operações do pregão foram transferidas para o edifício do número 40 da Wall Street pelo pequeno espaço oferecido pela cafeteria. O estabelecimento teve um fim trágico, destruído após um incêndio em 1835.