Escolha uma Página

O ClubeCafé destaque do mês de agosto mescla as variedades Topázio e Rubi de café 100% arábica. E é fácil compreender o motivo de terem recebido os nomes das pedras preciosas após degustar esse café de sabor leve, macio, com toque frutado, porque grãos com essa qualidade são tão preciosos quanto as pedras que deram origem aos seus nomes.

Coincidentemente, da mesma forma que o Brasil é um dos maiores produtores de café, também é um polo muito importante de jazidas de diversos tipos de pedras preciosas, como por exemplo o topázio.

Outra conexão singular e talvez impensável a primeira vista, é que tanto o café, como as pedras preciosas estão presentes na moda. Afinal, as pedras são lapidadas para serem incrustadas em joias, que, por sua vez, servem de adornos e complementam perfeitamente o vestuário de mulheres, homens e crianças no mundo todo. E, não bastasse serem adornos, as cores das pedras preciosas invadem as tendências de moda nominado as cores que mais serão usadas em cada estação. Novamente pode-se dizer que o café também pode ditar tendências de moda e até com presença mais marcante do que as cores das pedras, afinal, basta observar todo o colorido que um cafezal oferece na natureza.

A essa altura devem achar que nós do ClubeCafé estamos delirando, mas, analise nossas conclusões e escreva para nos contar suas percepções, principalmente se notar algo que não percebemos.

Então, acompanhem o raciocínio: muitos estilistas adotam tendências da Itália, outros de Nova Iorque, mas o que importa é que os tons que o café retrata em sua natureza estão sempre bem cotados nas tendências de moda.

Há quem diga que o marrom, uma das cores que mais remete a lembrança da cor do café, nem combina muito com todas as outras e que é uma cor muito austera. No entanto, todas os matizes do marrom são capazes de criar uma harmonia surpreendente e encantadora, seja entre os próprios tons ou mesclados com outras cores, como azul, preto, verde, vermelho, amarelo, laranja, rosa e tantas outras cores.

Para começar essa viagem no colorido dos cafeeiros, observe quantos matizes de marrom surgem: em cada tipo de terra em que é semeado, no fruto após torrado e cada torra apresenta uma tonalidade de marrom. Então, quando dizem marrom café, quem conhece de verdade cada tom que ele pode gerar, com certeza se pergunta: mas era da espécie arábica ou robusta? Qual o nome do grão? Como foi feito o processo de secagem? Qual o tipo da torra? E a cada resposta a imaginação pode fluir para um matiz diferente de marrom café.

Viaje nas cores que o café presenteia ao olhos de todos, mas podem passar desapercebidas, porque só o associam ao marrom. Vá além, observe desde a germinação da semente, a riqueza de cores que cada tipo de cafeeiro produz e colore a natureza: o branco das flores de cada cafeeiro e o detalhe dos filetes levemente amarelados no meio de cada flor e vão mudando de cor a medida que se passam os dias; a cor de cada caule, que nunca é igual ao outro e que com o passar do tempo vai se alterando em matizes de verde a tons diversos de marrom; o verde em vários tons de suas folhagens e nos próprios grãos quando ainda não estão maduros e são denominados justamente de verdes; os diversos tons de vermelho que os grãos vão assumindo a medida que vão amadurecendo e tem até grão de café amarelo, o varietal Catucai Amarelo.

Então, toda vez que sair uma nova coleção de moda, lembre que provavelmente o café está presente em algum tom de verde, de branco, de vermelho, de marrom, de amarelo… E, se a imaginação não se aquietar, pode até começar a ver que há tendências de moda que andam de olho nas cores que o ClubeCafé entrega aos seus associados todos os meses ou que estão copiando os tons terrosos das fotos das nossas páginas ou perceber que o tom de vermelho denominado Jester Red é igualzinho do grão de café maduro na foto publicada no Face sobre o Dia do Agricultor! E, se quiser continuar essa viagem no mundo das cores, da moda e do café, prepare seu blend Topázio/Rubi, digita no Google Imagens a palavra “cafeeiro” e observe os tons que tingirão sua tela. E agora? Mudou sua concepção sobre todas as cores que regem a moda e representam de alguma forma o café?