Escolha uma Página

cafe durante a gravidez

É muito comum as grávidas questionarem se podem beber café durante a gravidez. Entretanto, é importante distinguir que o problema central não é o café em si, mas sim a cafeína.

 

A cafeína ingerida pela mãe passa para o bebé através da placenta, e como o seu organismo ainda é imaturo tem mais dificuldade em processar e eliminar a cafeína.

 

A cafeína provoca o aumento no nível de estimulantes na corrente sanguínea. Estudos indicam que o consumo de café em excesso durante a gestação pode estimular o bebê. 

 

Assim, existem evidências clínicas de que um consumo elevado de cafeína durante a gravidez pode aumentar o risco de aborto. Há também a probabilidade de o bebé nascer prematuramente ou com baixo peso.

 

Adicionalmente, durante a gravidez a cafeína fica mais tempo na corrente sanguínea da mulher. Pesquisas indicam que o tempo chega a ser cerca de três vezes mais tempo do que numa mulher que não esteja grávida, o que potencia os seus efeitos.

 

O consumo de café em excesso durante a gestação pode estimular o bebê

 

A dose diária deverá ser de aproximadamente 200mg de cafeína, o que equivale a duas xícaras de café por dia. Em caso de se consumir chá preto ou um chocolate, o recomendado é de se evitar o café.

 

•  Já viu nosso kit especial do dia das mães que se transforma em um maravilhoso porta jóias? Clique aqui e saiba mais.

 

 

Mas e o café com leite?

 

 

O leite é saudável durante a gestação, pois consiste em uma bebida rica em cálcio, proteínas e minerais importantes no desenvolvimento do bebê no ventre materno.

 

O equilíbrio dessas duas bebidas acaba reduzindo a quantidade de café, evitando o acúmulo de cafeína no organismo. Por isso, o recomendado é acrescentar uma quantidade menor de café ao acrescentá-lo ao leite.

 

Mesmo sabendo que gestantes podem tomar café, evite ingerir bebidas que contém cafeína diariamente ou em excesso.