Escolha uma Página

MickeyKellyFinishesFourth

O café é a segunda bebida mais popular do mundo (inclui o café normal e o Café Gourmet) e também o alimento mais consumido no Brasil. Só para se ter uma ideia, 97% dos brasileiros com idade superior a 15 anos bebem café todos os dias e pasme: cerca de 80 litros de café são ingeridos por pessoa durante o ano. Surpreendente, não?

Mesmo fazendo parte do cardápio de bilhões de pessoas, o que nem todo mundo sabe é que o café é um potente aliado dos treinos físicos.

Além de ser uma bebida deliciosa, já está mais que comprovado que o café pode trazer inúmeros benefícios para o corpo. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso artigo!

A ciência já deu o braço a torcer sobre o Café

O consumo de café sempre foi controverso: de um lado, estudiosos alegam que a bebida é prejudicial para a saúde, de outro, cientistas afirmam que o café faz bem.  Parece que o impasse tem caminhado para o fim e ao que tudo indica, muito em breve o café será unanimidade, inclusive entre os pesquisadores.

Em recente estudo conduzido pelo InCor, ficou comprovado que o consumo regular de café pode melhorar potencialmente a performance dos atletas, além de proporcionar uma melhora efetiva na atividade antioxidante do organismo.

Café: testado e aprovado

Os testes práticos feitos pelo InCor comprovaram que o desempenho físico, tanto de pessoas plenamente saudáveis, quanto de pessoas com patologias diversas, é bem melhor quando o café é ingerido diariamente. Na primeira etapa do estudo, os voluntários passaram 21 dias sem beber café. Em seguida, durante 28 dias esses mesmos voluntários ingeriram café de torra média e escura.

Em todas as fases, exames de pressão arterial, colesterol, reatividade vascular e testes de esteira foram realizados. A grata surpresa ficou por conta dos resultados, pois eles apontaram uma melhor performance atlética durante o período de ingestão de café.

Cafeína: vilã ou mocinha dos treinos?

O componente mais polêmico e conhecido dessa bebida é justamente a cafeína. Mas é importante destacar que ela representa apenas uma pequena parcela da composição do café. Cada grão possui de 0,8% a 2,5% de cafeína. Pouco, não?

Para muitos, a cafeína é vilã, para outros é mocinha. Mas controvérsias à parte, o fato é que em doses moderadas, a cafeína traz benefícios ao organismo, diminui a sensação de sonolência e fadiga, aumenta o processamento mental, contribui para a irrigação coronária, acelera o metabolismo, melhora a concentração e memória, otimiza o tempo de reação e exerce a função de vasoconstrição da parte vascular cerebral. Como se não bastasse, a cafeína tem propriedades analgésicas e diminui os efeitos da dor.

Para quem aprecia café gourmet e toma regularmente esta bebida, sugerimos que conheça o ClubeCafé, patrocinador deste blog.

Overdose de Café? A diferença está na dose

Assim como tudo na vida, o excesso de café pode ser prejudicial. Em pessoas com problemas cardiovasculares, a cafeína consumida sem moderação pode causar problemas como arritmia, estresse, ansiedade, insônia, tremores e irritabilidade. Para essas pessoas, a margem de segurança é não passar de 250 ml por dia. As gestantes também não podem exagerar na dose!

Mas pessoas com uma condição normal de saúde, especialmente os atletas, devem tomar no mínimo 450 ml por dia para extrair o máximo dos efeitos benéficos da cafeína.

Você usa o café no pré-treino? Sente que seu corpo trabalha com mais energia quando você toma uma boa xícara dessa bebida? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco.

Você pode postar seus comentarios nas nossas redes sociais!

E se quiser conhecer nossos Cafés Gourmet e os planos mensais, acesse nosso site comercial aqui.