Escolha uma Página

cafe-com-viagem2

Em tempos de cultura globalizada e avançadas tecnologias de comunicação, é razoável ter o desejo de viajar mundo afora de maneira rápida, segura e a baixo custo. Digamos, em cliques. Mas há muitas formas de começar essa turnê curiosa pela cultura dos países, dos mais conhecidos aos mais exóticos. Uma delas é escolher um ponto comum entre os povos, e se deixar levar pelas agradáveis e surpreendentes diferenças de costumes e hábitos. Pra começar, que tal um cafezinho?

Veja só, em terras espanholas, arrisque descobrir o típico café Bombón, originário de Alicante (no Sul). É uma mistura de café expresso e leite condensado ou licor, servido em cálice transparente para ficar visível a combinação das camadas de café e leite. Já no vizinho Portugal, se a vontade for por um cafezinho expresso, peça em Lisboa por um café Bica (beba isto com açúcar – como uma cafeteria brasileira sugeria no início do século 20). Já no Porto o costume é pedir por um “cimbalino”, em referência à La Cimbali, marca de máquina de expresso.

Mas se a proposta for algo mais forte, vá (ou melhor, clique) para a Irlanda e escolha um Irish Coffee. A mistura de uísque, café e creme surgiu do improviso de Joseph Sheridan na década de 1940. O frio intenso no aeroporto de Foynes (sudoeste da Irlanda) levou o chef a criar a bebida para aquecer os passageiros à espera dos voos.

Bem, já foram três cafés nesta fugaz viagem virtual por alguns países europeus. Há muitos outros para as buscas que faremos nas próximas edições.

por Emerson Castro