Escolha uma Página

O fato do café ser um ótimo estimulante energético não é segredo pra ninguém. Mas e a combinação dele com chocolate? Sim! Uma nova leva de estudos comprova que a combinação de quatro doses diárias de café com 30 gramas de chocolate amargo pode ser a receita perfeita para estimular a concentração de diferentes pessoas durante a prática de atividades cognitivas.

As pesquisas foram realizadas por alunos da Universidade de Clarkson, nos Estados Unidos, que ao analisarem individualmente os efeitos do café e do chocolate constataram a possibilidade de alcançar um resultado ainda melhor ao unir os dois elementos. Apesar do seu estímulo a cafeína apresenta um aumento da sensação de ansiedade, por este motivo a combinação com o cacau se torna eficaz ao neutralizar tal consequência.

“A cafeína já é famosa pelos impactos enérgicos que provoca. Ela atinge o córtex cerebral diretamente, atuando na redução da fadiga, na melhora na concentração e na capacidade de raciocínio”, explica o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Soares também descreve a surpreendente ação do cacau, que por conta da substância teobromia estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que leva à sensação de prazer e bem estar ao cérebro.

Apesar dos benefícios é necessário se atentar sempre a moderação do consumo dos mesmos. O abuso na combinação das substâncias pode provocar diferentes efeitos colaterais como o aumento da frequência cardíaca, o aumento da insônia e palpitações, o ganho excessivo de peso e, por conta da alta ingestão de chocolate, a elevação de risco de desenvolvimento de diabetes. Uma solução para tal efeito é a preferência por produtos que tenham maior concentração de cacau, mantendo a média acima de 60%.

Algumas indicações de bebidas que se enquadrem na medida, 120 ml de café e 30 gramas de cacau, são o próprio cappuccino e o mochaccino, que garantem de forma prática a combinação necessária para obter o resultado esperado pela junção.