Escolha uma Página

bourbon amarelo

Quem gosta de estudar as características e diferenças dos cafés sabe que existem dois tipos de planta que têm grãos comercializados: Arábica (Coffea Arabica) e Robusta (Coffea Canephora). E que as duas espécies podem contar com variedades de grãos – alguns mais ou menos exclusivos. Esse é o caso do Bourbon Amarelo, que é considerado um dos melhores do mundo quando o assunto são cafés especiais.

Segundo o Consórcio Pesquisa Café, essa variedade de Arábica foi examinada pela primeira vez em 1930 e tem origem pouco conhecida. Ele provavelmente surgiu de uma mutação do Bourbon Vermelho ou de um cruzamento dessa espécie com a chamada Amarelo de Botucatu. Tem características próprias de cultivo, como um tempo menor de maturação dos frutos e uma produtividade menor em comparação com outras espécies.

Tudo isso o transforma em um grão diferenciado. Some essas informações ao aroma intenso, sabor adocicado (que lembra cereais e avelãs), corpo médio baixo e acidez baixa. O resultado? Uma das espécies mais exclusivas e procuradas pelo mercado de cafés especiais – principalmente para os blends de espressos.

A partir de agora, toda vez que você encontrar a presença do Bourbon Amarelo em seu blend de café, já sabe que, com ele, a bebida se torna ainda mais especial.