Escolha uma Página

saboreando um café gourmet

De um cafezinho todo mundo gosta, mas saber mesmo saborear um café gourmet é uma habilidade que se aprende. Neste breve tutorial você vai aprender a apreciar como nunca um bom café.

Comece hoje a saborear um café gourmet

Abandone seus preconceitos sobre saborear um café especial. Você não precisa ter conhecimento prévio sobre café, ter feito um curso ou possuir em casa uma coleção de sabores diferentes. Tudo o que você precisa é de um nariz, uma boca e uma cafeteira.

Faça seu primeiro flight

Embora o termo seja mais comum no mundo da degustação de vinhos e cervejas, você também pode começar sua experiência com um ‘flight’ de cafés, uma brincadeirinha nossa para se referir a uma pequena amostra de cafés diferentes. Saboreando-os em sequência você notará mais facilmente os contrastes entre um e outro.

Você pode começar por exemplo com três cafés diferentes: um café expresso, um café de moagem fina (que vai no filtro) e outro de moagem grafa, usado em uma cafeteira italiana (por exemplo). Ou pode começar fazendo três cafezinhos de três marcas diferentes. Tendo um ou mais cafés diante de si (imagina aquele cheirinho), proceda a estas quatro etapas:

Passo 1: cheire o café

Cubra quase toda a caneca com a mão, deixando espaço apenas para o seu nariz, e cheire o café. Pode demorar, sinta o aroma. O que você está sentindo? O cheiro te lembra alguma coisa ou evoca alguma situação? Descreva exatamente isso. É um aroma floral? De coisa queimada? Faz lembrar o cheiro do apartamento da sua tia-avó ou traz lembranças dos fins de semana no sítio? Pense nisso.

As propriedades aromáticas dos cafés são separadas em três grupos:

  • Aqueles com aromas que lembram frutas, flores ou ervas comunicam propriedades enzimáticas.
  • Os que lembram nozes torradas, cacau, malte, cevada têm substâncias residuais de açúcar e são doces.
  • E cheiro que parece madeira, couro ou pimenta preta é típico do café queimado (o que não é necessariamente uma palavra ruim).

Passo 2: tome um gole

Mas não qualquer gole. Tem que ser aquele gole barulhento (melhor começar fazendo isso sozinho em casa), como se você fosse chupar um sorvete ou como uma criança mal-educada sorve uma sopa. Essa ‘lambida’ no café é fundamental para adicionar ar à mistura, o que desperta os sensores do paladar. Perceba com esse gole quais partes da sua língua percebem com maior intensidade o sabor: a ponta, os fundos, os lados? Descreva, então, nas palavras que te vierem à cabeça, o gosto que você está sentindo: doce, amargo, ácido, forte, chocolate, açúcar, terra, fruta, madeira, aguado, caramelo, cereja, cremoso, tabaco, velho, e assim por diante. Não se preocupe em usar os termos “certos”. Diga o que você percebe.

Passo 3: note o fim

Engula o café. Por quanto tempo o gosto fica na boca? Esse gosto é bom ou ruim? Ele é diferente do gosto sentido quanto o café está na língua? Em quê? Descreva isso.

Também fazem parte do corpo do café as propriedades físicas e táteis sentidas na boca, inclusive depois da digestão. Em cafés de qualidade, como em um bom café gourmet ou em um café exportação, esta percepção é elevada.

Passo 4: anote e repita

Registre as impressões da sua primeira degustação particular em um caderninho. Anote data, horário, as marcas de café e as palavras que usou para descrever cada um. Depois, convide amigos para compartilhar os seus favoritos. Como muita coisa na vida, o café pode ser uma ótima desculpa para dividir momentos especiais.

E então, pronto para sua primeira degustação? Converse com a gente sobre como começar!