Escolha uma Página

 

corridas e café

corridas e café

Desde o dia em que o pastor de ovelhas contou para um monge sobre as sementinhas que faziam seus animais se comportarem de maneira agitada, nós, seres humanos, estamos experimentando o café e suas reações. Naquele mesmo dia, o monge preparou para eles uma bebida daquelas sementes, e usaram para passar a noite toda em oração. Tempos depois esta bebida de aroma marcante já era amplamente consumida por todos. Hoje já sabemos que a grande magia da sementinha está na cafeína, um alcaloide do grupos das xantinas, que reduz a fadiga e aumenta o estado de alerta.

Essa busca é contínua — hoje, com todos os recursos que a ciência disponibiliza, vivemos às voltas com diversos grãos: arábica e robusta, os mais comuns no Brasil, e com cafés de todos os tipos: café gourmet, café orgânico, aromatizado, solúvel, descafeinado, de grãos de café torrado, citando só os principais. E além disso ainda temos os diversos tipos de preparo: percolado, espresso, instantâneo. Sim, o café é assunto sério e que rendeu muito tempo de conversa e pesquisa, muita pesquisa. O café também é usado para várias finalidades, podemos tomar um cafezinho para puxar uma conversa, para despertar um bom dia, ou para correr. Hoje nós vamos conhecer 5 benefícios que o café ou a cafeína oferece aos corredores. Veja só:

O café aumenta a resistência na corrida

Quando a cafeína eleva as taxas de ácidos graxos livres no sangue, ativa o efeito que poupa as reservas de glicogênio (combustível energético limitante em provas de resistência, ou maratonas). Levando ao aumento da resistência do corredor.

É 2 em 1: desperta a atenção e deixa o coração sadio

O café estimula nosso sistema nervoso central, o que aumenta o estado de alerta, além de aumentar a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco — segundo estudo publicado por cientistas de Harvard, no periódico Circulation, o consumo moderado de café (de 3 a 4 xícaras diárias) pode diminuir em até 11% o risco de uma insuficiência cardíaca.

Melhora o desempenho corporal

Graças ao estímulo aplicado pelo café na contração muscular, ganhamos melhorias no desempenho de exercícios de alta intensidade e baixa duração. Um alô para os velocistas!

Aumenta a energia

A cafeína é adrenérgica, isso quer dizer que ela dá aquele gás extra: um café curto 30 minutos antes e 30 minutos depois de qualquer atividade física potencializa a redução da massa gorda, o que ajuda qualquer atleta.

Deixa a vida mais leve

É isso mesmo, acontece que a cafeína funciona também como um antidepressivo leve, uma vez que aumenta a ação da dopamina, um neurotransmissor responsável por produzir a sensação de bem-estar — em conjunto com a sua corrida, é ruim da depressão te alcançar!

E então, você já conhecia todos estes benefícios do café para a sua atividade física? Está pronto para uma xícara e depois uma corridinha? Caso ainda tenha alguma dúvida, ou quem sabe queira acrescentar algum outro benefício a essa lista, deixe um comentário e participe da conversa!