Escolha uma Página

10 coisas que você provavelmente não sabe sobre cafeína

cafeína

cafeína

Existem vários fatos curiosos a respeito da cafeína que talvez você ainda não saiba. Este composto químico é a droga mais consumida no mundo, mas apesar do título, é socialmente aceita e, na maioria das vezes, inofensiva. Veja adiante fatos interessantes sobre uma das mais famosas substâncias do planeta.

  1. A cafeína age quase imediatamente no organismo, levando cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da pessoa.
  2. O processo de absorção da cafeína pelo organismo pode variar de acordo com o sexo, raça, e fatores externos. Segundo estudo divulgado pelo New York Magazine, as mulheres, os fumantes e os asiáticos metabolizam a cafeína mais rapidamente. O uso de pílulas anticoncepcionais, por sua vez, retarda a assimilação.
  3. Um energético é igual a uma xícara de café. Por mais que pareça mais poderoso que um cafezinho, em quantidade de cafeína, eles são iguais. Um energético pode conter entre 76 e 80 mg de cafeína/ 250ml, já um café gourmet, ou coado em casa, varia entre 77 mg e 108 mg, para mesma quantidade. A diferença está na presença de açucares e da taurina, substâncias que também afetam o sistema nervoso.
  4. 10 a 20 gramas de cafeína é considerada uma dose letal. Mas para ingerir tudo isso você teria que consumir 4.69 galões de café.

Grávidas, crianças, hipertensos, ansiosos, portadores de arritmia cardíaca devem ter bastante cautela com esta substância, evitando, inclusive, dosagens moderadas.

  1. Noventa por cento dos habitantes do nosso planeta azul consomem cafeína de alguma forma.
  2. Uma comparação feita nos Estados Unidos mostrou que entre Dunkin’ Donuts, MC Donalds e Starbucks, este último é o que apresenta mais quantidade de cafeína nos cafés vendidos. Aproximadamente 20.6 miligramas.
  3. Você sabia que até o café descafeinado tem cafeína? Sim, leva bem pouco, quase nada, cerca de 3 mg/por 240 ml. Enquanto o expresso, por exemplo, oferece 77 mg/ em cada 30 ml.
  4. Existem 60 tipos diferentes de plantas que levam cafeína em sua composição e, depois de processadas, dão origem a estes produtos que nós amamos consumir: café gourmet, café em grãos, grão torrado, café tipo exportação, café expresso, chá preto, chá verde, chocolate ao leite, meio amargo, em pó, energéticos, refrigerantes, entre outros.
  5. Cafés escuros não têm menos cafeína que os claros. No geral os cafés de torra escura são mais fortes, encorpados e mais saborosos, mas isso não quer dizer que eles sejam mais ricos em cafeína. Isso ocorre devido ao processo de torra que queima parte da cafeína fazendo com que os cafés escuros sejam a melhor opção para aqueles que desejam degustar esta bebida com os efeitos da cafeína em menor intensidade.
  6. 1,3,7-trimetilxantina, muito prazer! Este é o nome e sobrenome da cafeína, um alcalóide da família das xantinas, cuja a fórmula de composto químico é C8 H10N402.

clubecafe

E você, conhece mais fatos interessantes a respeito da cafeína? Compartilhe com a gente deixando seus comentários! Continue de olho no blog e fique ligado em mais dicas e notícias.